Ergonomia, postura e atendimento em casos de acidente de trabalho são temas de palestras
 UFMT - Ergonomia, postura e atendimento em casos de acidente de trabalho são temas de palestras

Ergonomia, postura e atendimento em casos de acidente de trabalho são temas de palestras

Publicado em Notícias | 14/07/2017

O dia a dia pode fazer com que as pessoas se acomodem e adotem posturas ergonômicas que, em um primeiro momento, são confortáveis. No entanto, mais tarde, elas podem contribuir com acidentes de trabalho. Pensando nisso e lembrando o dia nacional de prevenção de acidente de trabalho, a ser celebrado no dia 27 de julho, a Supervisão de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho (SHSMT) da Coordenação de Assistência Social e Saúde (Cass), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), Gráfica, Pró-Reitoria Administrativa (Proad), Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm) e Centro Técnico de Ensino Matogrossensse (Cetem), programou um evento com palestras sobre o assunto. As atividades acontecem no dia 25 e são voltadas aos servidores docentes e técnico-administrativos da instituição, no auditório Professor João Balduíno Curvo Neto (Mofão) da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet).
A programação contará com duas palestras que alertam o servidor sobre a importância da ergonomia e postura e também sobre os caminhos a serem seguidos em caso de acidentes de trabalho. A palestra “Fluxo de Atendimento em caso de Acidente do Trabalho” acontece das 8h às 10h e das 15h30 às 17h30. Proferida por Marta Cristina Bunoro, enfermeira do trabalho, e Rogério de Figueiredo, enfermeiro, ambos lotados na Cass, ela orientará sobre os procedimentos em caso de acidente de trabalho e a importância da sua notificação.
Já a atividade “Ergonomia, posturas corretas”, que será proferida pelo professor Emanuel Ferreira do Nascimento, consultor Técnico em Sistema de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho do Cetem, abordará a postura como ferramenta de proteção e comportamento seguro e acontece das 14h às 15h.
A Engenheira de Segurança do Trabalho, Íris Sandra Fontana da Silveira ressalta a importância de passar estas informações para os servidores, para evitar os acidentes de trabalho. “Embora as pessoas não prestem muita atenção, o conhecimento da postura das pessoas previne muitos acidentes. O principal objetivo é que os servidores conheçam os procedimentos e as sequências das ações”, finaliza.
Confira o folder da Cass.
 

Imprimir Enviar Notícia

Rodapé Animado UFMT