Revista de Educação Pública conta com novas editoras
 UFMT - Revista de Educação Pública conta com novas editoras

Revista de Educação Pública conta com novas editoras

Publicado em Notícias | 14/07/2017

Criada em 1993, a Revista de Educação Pública (REP), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT), é reconhecida como referência na área no Estado, contando com a classificação A2 na base de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desde o ano de 2012. Agora, com a nova gestão, que vai até 2021, inicia-se um novo ciclo.
Segundo a nova editora da publicação, professora Filomena de Arruda Monteiro, que substituiu a professora Ozerina Victor de Oliveira, duas principais questões permeiam o novo ciclo: a obtenção da classificação A1 na plataforma e a internacionalização. “Para maior visibilidade no exterior, é necessário receber textos e contar com pareceristas com fluência em diversos idiomas”, ressalta.
“O alto nível de qualidade da revista é atribuído à seleção criteriosa de artigos, pois o primeiro critério para publicação consiste em resultados de pesquisa, com fundamentação teórica e metodológica criteriosa. Isso faz com que os programas de pós-graduação se fortaleçam, pois são nelas que a pesquisa e a produção de conhecimento efetivamente acontecem”, observa a docente, reforçando a importância da articulação entre o programa e o periódico.
Atualmente, a revista é quadrienal, sendo três edições com submissões em fluxo contínuo e uma dedicada ao Seminário de Educação (Semiedu), realizado anualmente por grupos de pesquisa do PPGE. As edições são disponibilizadas pelos meios impresso e eletrônico. Os artigos são divididos em seis seções: “Educação, Poder e Cidadania”, “Educação Ambiental”, “Educação e Psicologia”, “Cultura Escolar e Formação de Professores”, “História da Educação” e “Educação em Ciências e Matemática”.
A publicação tem como editora adjunta a professora Rute Cristina Domingos de Palma, que substitui a professora Márcia Santos Ferreira.
Acesse o periódico Revista de Educação Pública.