Projeto da UFMT leva atendimento oftalmológico para duas mil crianças em Sinop
 UFMT - Projeto da UFMT leva atendimento oftalmológico para duas mil crianças em Sinop

Projeto da UFMT leva atendimento oftalmológico para duas mil crianças em Sinop

Publicado em Notícias | 14/07/2017

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 30% dos estudantes possuem algum tipo de problema na visão. Com o objetivo de identificar e tratá-los em crianças entre seis e sete anos da rede pública de ensino, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, em parceria com o Hospital Dois Pinheiros e Casa da Amizade realiza, há três edições, o projeto “De Olho no Futuro”.
A escolha de crianças nesta faixa-etária foi feita pensando no desenvolvimento das mesmas que, nessa fase, estão em um momento crucial do processo de aprendizado, explica a professora Aline Alandi Aléssio, coordenadora do projeto. “Esse é um momento muito importante para as crianças e qualquer problema na visão pode se tornar uma grande barreira na educação delas”, completa. Desde seu início, o projeto atendeu aproximadamente duas mil crianças e fornecerá armações e lentes gratuitamente para as que precisarem.
Terceira edição
Neste ano, o projeto chegou a terceira edição e foi desenvolvido em três etapas: na primeira, 21 professores e quase 100 estudantes, dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia da UFMT, visitaram todas as turmas do primeiro ano do ensino fundamental da rede pública de Sinop, realizando testes de acuidade visual em todos os alunos.
Deste total, 364 foram encaminhadas para a próxima etapa, um mutirão, realizado no dia 25 de junho. Nele, foram realizadas consultas oftalmológicas e atividades recreativas para as crianças. Os adultos que as acompanharam puderam fazer testes de glicemia, aferir a pressão, calcular seu índice de massa corporal e receber orientação dos professores e estudantes da UFMT.
Na terceira etapa, que está prevista para acontecer na retomada do recesso escolar das crianças, serão entregues lentes e armações para 72 crianças. O material será fornecido pela Casa da Amizade de Sinop. Ainda nesta fase, elas serão acompanhadas por profissionais da saúde, que avaliarão a evolução dos mesmo em sala de aula.