UFMT realiza palestra sobre saúde emocional do estudante
 UFMT - UFMT realiza palestra sobre saúde emocional do estudante

UFMT realiza palestra sobre saúde emocional do estudante

Publicado em Notícias | 14/06/2017

Um assunto de fundamental importância para a comunidade acadêmica por se tratar da integridade e saúde do estudante. Esse é o mote da palestra “Suicídio: vamos conversar sobre”, que acontece na próxima quarta-feira (21), às 9h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A atividade é promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) e tem como objetivo debater o assunto. As vagas para as inscrições já foram preenchidas, mas a Prae informa que será feita uma confirmação e reabrirá o formulário de inscrição se houver vagas remanescentes.
Segundo o responsável por ministrar a palestra, o coordenador da unidade de atenção Psicossocial do Hospital Universitário Júlio Muller, Hugo Gedeon Santos (que tem estudos sobre o tema, e é autor da Dissertação de Mestrado “Ideação Suicida e fatores associados em estudantes universitários”), o número de alunos que já pensou em práticas suicidas é preocupante. “É muito importante promover o debate, manter o assunto sempre em pauta para levar informação para as pessoas e estimular a busca por auxílio”, diz.
Entre as abordagens da palestra, será dada orientação para quem não possui pensamentos suicidas, para que eles possam identificar pessoas que precisam de ajuda em seu convívio. Assim as dicas serão voltadas para a atenção ao comportamento, possíveis sinais sugestivos, de desistência da vida, que podem fazer com que medidas sejam tomadas para ajudar essa pessoa. “A orientação geralmente é chamar a pessoa para conversar. Em casos extremos é preciso ligar ao Centro de Valorização da Vida (CVV), que possuem pessoas especializadas para conversar, porque muitas vezes é isso o que a pessoa precisa”, explica o coordenador.
Para o caso de vagas remanescentes, as inscrições devem ser feitas a partir deste formulário.
Mais informações podem ser obtidas a partir do preenchimento da newsletter da Prae.