Comitiva da Universidade de Minnesota visita UFMT para consolidar parceria
 UFMT - Comitiva da Universidade de Minnesota visita UFMT para consolidar parceria

Comitiva da Universidade de Minnesota visita UFMT para consolidar parceria

Publicado em Notícias | 12/06/2017

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, recebeu, na manhã desta segunda-feira (12), na sala de videoconferência da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec), a delegação da Universidade do Estado de Minnesota (EUA), que, a convite do professor Daniel Abreu, docente do curso de Ciências Agrárias do Câmpus de Sinop, veio consolidar uma parceria com a UFMT que já dura mais de dois anos, além de conhecer mais de perto a diversidade e o potencial agroambiental de Mato Grosso.
De acordo com o docente, essa parceria tem possibilitado a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores para cursar disciplinas e realizar pesquisas, por meio de intercambio entre as duas instituições. “Pretendemos ampliar a cooperação bilateral dessa parceria internacional entre as duas Instituições para, além do ensino e pesquisa, atuarem conjuntamente em projetos de extensão, e não só na área das Agrárias, mas também nas ciências da saúde e ambientais, dentre outras”, destacou.
A reitora da UFMT, assim como o vice-reitor, professor Evandro Soares, destacaram a importância dessa parceria para o processo de internacionalização da Instituição, como também para a troca de conhecimentos que possam beneficiar, não só o grande agricultor, mas também o pequeno produtor rural que pratica a agricultura familiar. “Queremos contribuir com o desenvolvimento sustentável, levando em conta as questões sociais presentes no contexto no qual a nossa Universidade está inserida”, destacou o vice-reitor.
O diretor de pesquisa e pós-graduação da Universidade de Minnesota, Michael Schimitt, ressaltou a importância da parceria firmada com a UFMT e destacou que para dar certo ao longo prazo é necessário o envolvimento, principalmente dos professores, pois, segundo ele, esse tipo de relação, professor com professor, faz com que as parcerias se fidelizem e se consolidem.
Já o diretor programas acadêmicos, John Vreyens, também vê com bons olhos essa parceria porque sua Universidade está valorizando esses processos de intercâmbio internacional, o que, faz com que não só alunos, mas também professores conheçam outros ambientes de produção, outas estruturas econômicas, sociais e políticas, possibilitando uma visão de mundo mais ampla. “Essa troca permite com que exerçamos nosso ofício com maior excelência em nosso País”, pontuou John Vreyens, acrescentando que é possível ensinar e aprender com outras experiências culturais.
Além dos dois diretores, a comitiva norte-americana foi composta pelo professor da área de entomologia agrícola, Robert Koch. Estiveram presentes também na reunião, os Pró-reitores de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus; de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco; de Cultura, Extensão e Vivência, Fernando Tadeu de Miranda Borges; e Administrativo, Bruno César Souza Moraes.
Durante a tarde, a comitiva da Universidade de Minnesota participou de uma palestra sobre extensão cooperativa nos EUA e os Programas de Extensão para o Centro de Agricultura, Alimentação e Recursos Naturais, de uma mesa redonda com faculdade e estudantes de pós-graduação e visita no departamento de agronomia e ciências do solo.