InterUFMT consolida a vivência desportiva entre alunos
 UFMT - InterUFMT consolida a vivência desportiva entre alunos

InterUFMT consolida a vivência desportiva entre alunos

Publicado em Notícias | 20/03/2017

De sexta (17) a domingo (19), foi realizada nas Quadras Externas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, a primeira edição da InterUFMT, campeonato realizado entre as associações atléticas dos cursos, com apoio da Gerência de Projetos Esportivos e Lazer da Coordenação de Extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). O encerramento e a cerimônia de premiação foram realizados no Ginásio de Esportes.
Ao todo, foram 16 agremiações participantes, que estiveram presentes em sete modalidades: vôlei, basquete, futsal, handebol (sendo as quatro disputadas no masculino e feminino), Fifa 17 (no console Playstation 4), truco e xadrez. As premiações consistiram em troféus e medalhas.
Na abertura, ocorrida na noite de sexta-feira, o reitor em exercício da UFMT, professor Evandro Soares, parabenizou a realização do evento. “Além de promover a saúde integral e qualidade de vida por meio do esporte, o InterUFMT proporciona o congraçamento entre alunos dos mais variados cursos de graduação e unidades acadêmicas. Isto também enriquece a vivência acadêmica e reforça a identidade universitária. O crescimento das associações atléticas reaviva a vocação para o desporto da Instituição”, observou o reitor em exercício.
O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, afirmou que campeonatos como esses conferem vida à universidade. “A UFMT se torna mais forte e vibrante com iniciativas como esta”, disse.
O gerente de Projetos Esportivos e Lazer, professor Erasmo Braz, atestou a valorização do desporto acadêmico. “Precisamos disseminá-lo ainda mais, e estamos constantemente em busca de melhores condições para promove-lo”, afirmou Erasmo Braz.
Por sua vez, estudante do segundo ano de Ciências Contábeis e integrante da organização, Gustavo Taborda, avaliou como positivo o resultado geral do InterUFMT. “Todas as atléticas gostaram e querem mais. Esperamos realizar mais eventos em prol do desporto universitário. Esta edição foi importante para a consolidação e desenvolvimento das associações. O processo todo de articulação foi de quatro meses”, sintetizou o aluno.
O aluno do segundo ano de Medicina e também da comissão organizadora, Thailor Dartora, atestou a tendência de crescimento. “Apenas de competidores, a estimativa foi de aproximadamente 700 pessoas. Eventos como estes estimulam a formação integral, tanto profissional quanto humana, além da busca em atingir objetivos e conquistar desafios”, concluiu Thailor Dartora.

Resultados:
Vôlei Masculino – 1º lugar: Tormenta (Educação Física); 2º lugar: Hydra (Engenharia Sanitária e Ambiental); 3º Armada (Engenharia Civil); 4º lugar: Macabra (Medicina Veterinária)

Vôlei Feminino – 1º lugar: Tormenta; 2º lugar: Sabugada (Agronomia); 3º lugar: Macabra; 4º lugar: Hydra

Futsal Masculino – 1º lugar: Tormenta; 2º lugar: Instituto de Engenharias (Câmpus de Várzea Grande); 3º lugar: Sumaúma (Engenharia Florestal); 4º lugar: Sabugada (Agronomia)

Futsal Feminino – 1º lugar: Tormenta; 2º lugar: Metralha (Medicina); 3º lugar: Macabra; 4º lugar: Sabugada

Handebol Masculino – 1º lugar: Armada; 2º lugar: Instituto de Engenharias; 3º lugar: Metralha

Handebol Feminino – 1º lugar: Tormenta; 2º lugar: Barões (Administração, Ciências Contábeis e Economia); 3º lugar: Instituto de Engenharias; 4º lugar: Hydra

Basquete Masculino – 1º lugar: Sabugada; 2º lugar: Barões; 3º lugar: Pintada (Direito); 4º lugar: Instituto de Engenharias

Basquete Feminino – 1º lugar: Barões; 2º lugar: Devora (Nutrição); 3º lugar: Rochedo (Geologia); 4º lugar: Metralha

Fifa 17 – 1º lugar: Pintada (Direito); 2º lugar: Instituto de Engenharias; 3º lugar: Sabugada; 4º lugar: Barões

Truco – 1º lugar: Armada; 2º lugar: Ampère (Engenharia Elétrica); 3º lugar: Instituto de Engenharias; 4º lugar: Sabugada

Xadrez – 1º lugar: Instituto de Engenharias; 2º lugar: Armada; 3º lugar: Metralha; 4º lugar: Macabra