Coxiponés abre nesta quinta ciclo de filmes ambientais
 UFMT - Coxiponés abre nesta quinta ciclo de filmes ambientais

Coxiponés abre nesta quinta ciclo de filmes ambientais

Publicado em Notícias | 02/06/2011

O Cineclube Coxiponés realiza nesta mês de junho um ciclo de filmes com temática ambiental em parceria com o Festival Guará . O filme Serra da Desordem, de Andrea Tonacci, abre o ciclo nesta quinta-feira (02), `as 18h, na sala Névio Lotufo, Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante todo o mês de junho, sempre às quintas-feiras, o Coxiponés exibirá filmes com a proposta de discutir a relação homem/ meio ambiente. A entrada é de graça.
Em Serra da Desordem, Tonacci recria uma atmosfera realista para contar a saga de Carapirú, um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação à sua origem e identidade. Na tentativa de identificar sua origem ele reencontra um filho, com quem retorna ao Maranhão. Porém o que Carapirú encontra ao retornar já não está mais de acordo com sua vida nômade.
Serra da Desordem foi premiado na primeira edição do Festival Guará – festival de cinema ambiental de Mato Grosso. Este ano o evento acontecerá em Barra do Garças, de 27 a 30 de junho, e , em Cuiabá, de 12 a 14 de agosto.
Confira mais informações sobre o filme no link http://www.revistacinetica.com.br/serrasdadesordem.htm

Serviço
Título original: (Serras da Desordem)
Lançamento: 2006 (Brasil)
Direção: Andrea Tonacci
Atores: Carapirú, Tiramukõn, Camairú, Myhatxiá.
Duração: 135 min
Gênero: Drama
 

Imprimir Enviar Notícia

Rodapé Animado UFMT