Tamanho do texto
A+a-
Publicado em Notícias | 03/03/2010

Professor Luiz barco ministra primeiro ciclo
do curso de extensão em Jornalismo Científico

O professor Luiz Barco, da Escola Politécnica da USP (Poli/USP) é quem irá ministrar o primeiro ciclo do Curso de Capacitação em Jornalismo Científico, intitulado ´´Tópicos básicos em ciências e jornalismo I``. Ele irá abordar os ´´Desafios ao Jornalismo Científico``, ´´Ciência: lógica, estatística, filosofia e erros`` e ´´Mídia, Educação e Cultura Científica``. Além de atuar no Núcleo de Tecnologia e Inovação do Departamento de Engenharia Elétrica da Poli, Barco é professor convidado do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O curso é realizado pela Secretaria de Comunicação e Multimeios e o Departamento de Comunicação Social da UFMT, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e as aulas começarão no dia 18 de março. Com carga horária de 120 horas/aula, o curso está destinado aos profissionais do mercado, estudantes de Jornalismo e Radialismo e servidores, estagiários e bolsistas participantes do Programa de Comunicação Institucional da UFMT, envolvidos com a divulgação da produção científica no Estado de Mato Grosso. São 20 vagas para cada um desses públicos. Conforme o cronograma de realização, as aulas serão às quintas e sextas-feiras, à noite, e aos sábados pela manhã e pela tarde para as disciplinas teóricas; e sextas-feiras à noite e sábados pela manhã para os relatos de experiência e seminários temáticos de pesquisa. Aos profissionais com atuação no mercado da comunicação de Cuiabá, Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis serão destinadas 20 vagas, sendo 14 (catorze) para Cuiabá e duas (02) para cada uma das cidades citadas. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas, os critérios de escolha serão a formação em Jornalismo ou Radialismo e estar atualmente vinculado a um meio de comunicação das cidades acima citadas na condição de repórter, editor, produtor de programas ou diretor de Jornalismo ou de Programas. Aos alunos de Jornalismo e Radialismo da UFMT, regularmente matriculados e com o quinto (5°) semestre concluído, serão destinadas 20 vagas, sendo 10 para o curso de Jornalismo e 10 para o curso de Radialismo. Caso uma das habilitações não complete o número de vagas ofertadas, estas serão ocupadas por integrantes da outra habilitação. Caso ocorra inscritos acima do número de vagas, o critério para a seleção será o coeficiente escolar.

Inscrições - As inscrições para os alunos do Curso de Comunicação Social da UFMT podem ser feitas no Departamento de Comunicação Social, as inscrições ainda podem ser feitas nos dias 04, 05, 08 e 09 deste mês, das 08 às 11h30.

As inscrições para os profissionais de mercado podem ser feitas na Coordenação de Jornalismo e Imprensa da UFMT (antiga Ascom), prédio da Reitoria, as inscrições ainda podem ser feitas nos dias 04, 05, 08 e 09 deste mês, das 08h às 11h e das 15h às 17h30. O curso está dividido em três partes: disciplinas teóricas, relatos de experiência e seminários temáticos. Para participar do curso e receber o certificado de capacitação em Jornalismo Científico o aluno deverá freqüentar pelo menos 75% das aulas e produzir um trabalho de conclusão, cujas características serão apresentadas aos cursistas no primeiro dia de aula. A inscrição é gratuita e será confirmada por e-mail após o encerramento do período de inscrição e publicada no Portal da UFMT.

Luiz Barco - É licenciado e bacharel em Matemática (IME-USP) e doutor em Ciências da Comunicação (ECA –USP). É autor do trabalho ´´Escola: Um bem ou um mal ?``; titular em Teoria da Comunicação ECA –USP; membro da Academia Paulista de Educação; consultor em Comunicação e Educação; membro da Associação Humanidades de Portugal e já recebeu prêmios internacionais como o ´´Japan Prize``, Telescola NHK 1984, ´´The Maeda Prize NHK 2001`` e o ´´Dragão de Prata da TV Educativa da China``. Na área de Arte & Matemática é autor dos textos básicos e apresentador de 13 programas da TV Cultura e MEC produzidos em 2001 e apresentados em 2002.