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Documentos Necessários

SiSU 2012

Formulário de Matrícula do Calouro - SiSU 2012


O candidato selecionado deverá preencher o formulário eletrônico (clique aqui), imprimir o comprovante e apresentá-lo, juntamente com os demais documentos, no local de matrícula.


  1. + Ampla Concorrência


    Documentos a serem apresentados em original, com restituição ao interessado:

    • a) Documento oficial de identidade;
    • b) Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
    • c) Cadastro de pessoa física (CPF);
    • d) Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino com mais de 18 anos.

    Documentos a serem entregues, em cópias autenticadas, sem restituição ao interessado:

    • a) Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio;
    • b) Histórico Escolar do Ensino médio ou Diploma de curso Superior devidamente registrado.

    Declarações devidamente assinadas:

    • a) Declaração de inexistência de vínculo com outras Instituições Públicas de Ensino Superior;

    Declarações Específicas:

    • a) No caso do curso de Música o candidato deverá entregar o Certificado de Habilidades Específicas;
    • b) No caso de, no ato das matriculas da primeira, segunda, ou terceira chamada do SiSU, se o candidato não apresentar o Certificado de Habilidades, a matrícula será feita de forma condicional com prazo de 15 dias úteis. Neste período, caso o candidato não apresente o Certificado de habilidade específica para regularização da sua situação, sua matrícula será cancelada.

  1. + Ação Afirmativa - Estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas


    Documentos a serem apresentados em original, com restituição ao interessado:

    • a) Documento oficial de identidade;
    • b) Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
    • c) Cadastro de pessoa física (CPF);
    • d) Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino com mais de 18 anos.

    Documentos a serem entregues, em cópias autenticadas, sem restituição ao interessado:

    • a) Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio;
    • b) Histórico Escolar do Ensino Fundamental e Médio devidamente registrado.


    Observação para a conferência da documentação para a matrícula: Caso o Histórico Escolar (de Ensino Fundamental ou Médio) não evidencie informações que comprovem que o candidato cursou integralmente o Ensino Fundamental e Médio em Escola Pública, será facultado a instituição, no ato da matrícula, solicitar documentos adicionais comprobatórios como: declarações de autoridades públicas ou outros que venham a ser necessários para execução desse ato.

    Declarações devidamente assinadas:

    • a) Declaração de inexistência de vínculo com outras Instituições Públicas de Ensino Superior;

    Declarações Específicas:

    • a) No caso do curso de Música o candidato deverá entregar o Certificado de Habilidades Específicas;
    • b) No caso de, no ato das matriculas da primeira, segunda, ou terceira chamada do SiSU, se o candidato não apresentar o Certificado de Habilidades, a matrícula será feita de forma condicional com prazo de 15 dias úteis. Neste período, caso o candidato não apresente o Certificado de habilidade específica para regularização da sua situação, sua matrícula será cancelada.
    • c) Autodeclaração de vínculo integral de Escola Pública (Ensino Fundamental e Médio).

    Observações:

    - A comprovação do disposto nas alíneas a) e b) do subitem 3.2 do edital, dar-se-á mediante apresentação, quando do ato de matrícula, do histórico escolar e o preenchimento da auto declaração que cursou integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública, conforme formulário de matrícula eletrônico, devidamente preenchido e assinado.

    - As informações da auto declaração a qual se remete o subitem 3.4 são de inteira responsabilidade do candidato, sob pena de arcar com todos os ônus legais decorrentes de informações ilegítimas e em especial a perda de sua vaga na instituição.


  1. + Ação Afirmativa - Estudantes negros que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas


    Documentos a serem apresentados em original, com restituição ao interessado:

    • a) Documento oficial de identidade;
    • b) Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
    • c) Cadastro de pessoa física (CPF);
    • d) Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino com mais de 18 anos.

    Documentos a serem entregues, em cópias autenticadas, sem restituição ao interessado:

    • a) Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio;
    • b) Histórico Escolar do Ensino Fundamental e Médio devidamente registrado.


    Observação para a conferência da documentação para a matrícula: Caso o Histórico Escolar (de Ensino Fundamental ou Médio) não evidencie informações que comprovem que o candidato cursou integralmente o Ensino Fundamental e Médio em Escola Pública, será facultado a instituição, no ato da matrícula, solicitar documentos adicionais comprobatórios como: declarações de autoridades públicas ou outros que venham a ser necessários para execução desse ato.

    Declarações devidamente assinadas:

    • a) Declaração de inexistência de vínculo com outras Instituições Públicas de Ensino Superior;

    Declarações Específicas:

    • a) No caso do curso de Música, o candidato deverá entregar o Certificado de Habilidades Específicas;
    • b) No caso de, no ato das matriculas da primeira, segunda, ou terceira chamada do SiSU, se o candidato não apresentar o Certificado de Habilidades, a matrícula será feita de forma condicional com prazo de 15 dias úteis. Neste período, caso o candidato não apresente o Certificado de habilidade específica para regularização da sua situação, sua matrícula será cancelada.
    • c) Autodeclaração de vínculo integral de Escola Pública (Ensino Fundamental e Médio);
    • d) Autodeclaração de estar de acordo com o item 1.1 alínea "b" do edital n°2, de 14 de dezembro de 2012.

    Observações:

    - A comprovação do disposto nas alíneas a) e b) do subitem 3.2 do edital, dar-se-á mediante apresentação, quando do ato de matrícula, do histórico escolar e o preenchimento da auto declaração que cursou integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública, conforme formulário de matrícula eletrônico, devidamente preenchido e assinado.

    - As informações da auto declaração a qual se remete o subitem 3.4 são de inteira responsabilidade do candidato, sob pena de arcar com todos os ônus legais decorrentes de informações ilegítimas e em especial a perda de sua vaga na instituição.

Sobrevagas

Formulário de Matrícula do Calouro - Sobrevagas


O candidato selecionado deverá preencher o formulário eletrônico (clique aqui), imprimir o comprovante e apresentá-lo, juntamente com os demais documentos, no local de matrícula.


  1. + DOCUMENTOS

    • 1.1. Documentos a serem exibidos em original, com restituição ao interessado:
      • a) documento oficial de identidade;
      • b) título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
      • c) cadastro de pessoa física (CPF);
      • d) documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino com mais de 18 anos.
    • 1.2. Documentos a serem entregues sem restituição ao interessado:
      • a) Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada);
      • b) Histórico Escolar do Ensino Médio devidamente registrado (cópia autenticada);
      • c) Entrega nos locais de matrícula (presencialmente) do Formulário de Dados para Calouro a ser preenchido eletronicamente (clique aqui), impresso e assinado;

      • d) Ficha Sócio-Econômica constante do Anexo II do Edital n.º 005/2011 - CCEV/UFMT ;

      • e) Autodeclaração de renda familiar, constante do Anexo III do Edital n.º 005/2011 - CCEV/UFMT

      • f) Comprovação de inscrição no CADÚNICO, em conformidade com subitem 3.2.1.1 do Edital n.º 01/2012 - CCEV/UFMT 2012


  2. + COMPLEMENTAÇÃO

    • Considera-se baixa renda o candidato que possuir Renda familiar mensal bruta de até 03 salários mínimos vigente no país ou Renda familiar por pessoa ou per capta até meio salário mínimo vigente no país.
    • Considera-se Renda familiar mensal bruta a soma dos rendimentos brutos de todos os membros da família excluindo rendas originárias de programas como: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano; Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados; Programa Nacional de Inclusão do Jovem - Pró-Jovem; Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e demais programas de transferência condicionada de renda implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios;
      • Família é unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por ela, todas moradoras em um mesmo domicílio.
      • Considera-se Renda Familiar por pessoa ou per capta a média da renda do grupo familiar.
    • No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar comprovação no Cadastro Único (CADÚNICO) para Programas Sociais do Governo Federal devidamente atualizado ou entregar a Ficha Sócio-Econômica constante do Anexo II do Edital n.º 005/2011 - CCEV/UFMT, Autodeclaração de renda familiar, constante do Anexo III do Edital n.º 005/2011 - CCEV/UFMT , devidamente preenchidas, assinadas e acompanhadas da seguinte documentação comprobatória:

      • a) Documentação pessoal do candidato e de seu grupo familiar (RG, CPF, Carteira de Trabalho)
      • b) Comprovantes de renda do candidato e de seu grupo familiar
    • Consideram-se documentos de comprovação de renda:
      • Para assalariado: holerite (atualizado, com devida identificação da empresa - nome e CNPJ), Carteira de Trabalho (autenticada) e Declaração Completa do Imposto de Renda (calendário 2010), ou
      • Para autônomo e outro trabalhador inserido no mercado informal: recibo de pagamento de autônomo ou declaração onde conste o rendimento mensal, descrição da atividade exercida e a relação de bens (autenticada), com cópia do RG e CPF do declarante, ou
      • Para prestador de serviço: comprovante de remuneração atualizado, onde conste a atividade exercida, ou
      • Para aposentado: contracheque, extrato trimestral de benefício do INSS ou recibo bancário atualizado e respectivo cartão magnético, ou
      • Para pensionista: comprovante atualizado de pagamento de pensão por morte e/ou pensão alimentícia. Caso a pensão alimentícia seja informal, apresentar declaração (autenticada) do responsável onde conste o valor recebido, com cópia do RG e CPF do declarante, ou
      • Para pessoas com deficiência: comprovante do benefício recebido, ou
      • Para beneficiário dos Programas Sociais de Transferência de Renda (Bolsa Família, etc.): comprovante de recebimento do benefício constando o valor atualizado, ou
      • Para taxista: declaração do sindicato comprovando a renda mensal atualizada, OU
      • Para proprietário de microempresa: Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica com o Recibo de Entrega (calendário 2011), ou
      • Para proprietário de sítio(s) e/ou fazenda(s): Declaração do Imposto Territorial Rural - ITR (calendário 2011), ou
      • Para proprietário de imóvel (eis) de aluguel: cópia do(s) contrato(s) de locação ou do(s) recibo(s), ou
      • Comprovante de recebimento de seguro desemprego do/a estudante e demais membros do grupo familiar que o estejam recebendo, e Carteira de Trabalho do aluno e dos membros maiores de 18 anos que residem com a família (autenticada). Aqueles que estão desempregados devem apresentar cópia das páginas de identificação, do último contrato de trabalho e página seguinte(autenticada). Aqueles que não têm registro em carteira devem apresentar cópia das páginas de identificação e das duas primeiras páginas de contrato de trabalho (sem registro) (autenticada). Os que não possuírem carteira de trabalho apresentar declaração (autenticada) de que não a não possui.

Música

Formulário de Matrícula do Calouro - Música


O candidato selecionado deverá preencher o formulário eletrônico (clique aqui), imprimir o comprovante e apresentá-lo, juntamente com os demais documentos, no local de matrícula.


  1. + Ampla Concorrência


    Documentos a serem apresentados em original, com restituição ao interessado:

    • a) Documento oficial de identidade;
    • b) Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
    • c) Cadastro de pessoa física (CPF);
    • d) Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino com mais de 18 anos.

    Documentos a serem entregues, em cópias autenticadas, sem restituição ao interessado:

    • a) Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio;
    • b) Histórico Escolar do Ensino médio ou Diploma de curso Superior devidamente registrado.

    Declarações devidamente assinadas:

    • a) Declaração de inexistência de vínculo com outras Instituições Públicas de Ensino Superior;

    Declarações Específicas:

    • a) O candidato deverá entregar o Certificado de Habilidades Específicas;
    • b) No caso de, no ato das matriculas da primeira, segunda, ou terceira chamada, se o candidato não apresentar o Certificado de Habilidades, a matrícula será feita de forma condicional com prazo de 15 dias úteis. Neste período, caso o candidato não apresente o Certificado de habilidade específica para regularização da sua situação, sua matrícula será cancelada.

  1. + Ação Afirmativa - Estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas


    Documentos a serem apresentados em original, com restituição ao interessado:

    • a) Documento oficial de identidade;
    • b) Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
    • c) Cadastro de pessoa física (CPF);
    • d) Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino com mais de 18 anos.

    Documentos a serem entregues, em cópias autenticadas, sem restituição ao interessado:

    • a) Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio;
    • b) Histórico Escolar do Ensino Fundamental e Médio devidamente registrado.


    Observação para a conferência da documentação para a matrícula: Caso o Histórico Escolar (de Ensino Fundamental ou Médio) não evidencie informações que comprovem que o candidato cursou integralmente o Ensino Fundamental e Médio em Escola Pública, será facultado a instituição, no ato da matrícula, solicitar documentos adicionais comprobatórios como: declarações de autoridades públicas ou outros que venham a ser necessários para execução desse ato.

    Declarações devidamente assinadas:

    • a) Declaração de inexistência de vínculo com outras Instituições Públicas de Ensino Superior;

    Declarações Específicas:

    • a) O candidato deverá entregar o Certificado de Habilidades Específicas;
    • b) No caso de, no ato das matriculas da primeira, segunda, ou terceira chamada, se o candidato não apresentar o Certificado de Habilidades, a matrícula será feita de forma condicional com prazo de 15 dias úteis. Neste período, caso o candidato não apresente o Certificado de habilidade específica para regularização da sua situação, sua matrícula será cancelada.
    • c) Autodeclaração de vínculo integral de Escola Pública (Ensino Fundamental e Médio).

    Observações:

    - A comprovação do disposto nas alíneas a) e b) do subitem 3.2 do edital, dar-se-á mediante apresentação, quando do ato de matrícula, do histórico escolar e o preenchimento da auto declaração que cursou integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública, conforme formulário de matrícula eletrônico, devidamente preenchido e assinado.

    - As informações da auto declaração a qual se remete o subitem 3.4 são de inteira responsabilidade do candidato, sob pena de arcar com todos os ônus legais decorrentes de informações ilegítimas e em especial a perda de sua vaga na instituição.


  1. + Ação Afirmativa - Estudantes negros que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas


    Documentos a serem apresentados em original, com restituição ao interessado:

    • a) Documento oficial de identidade;
    • b) Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
    • c) Cadastro de pessoa física (CPF);
    • d) Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, se candidato do sexo masculino com mais de 18 anos.

    Documentos a serem entregues, em cópias autenticadas, sem restituição ao interessado:

    • a) Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio;
    • b) Histórico Escolar do Ensino Fundamental e Médio devidamente registrado.


    Observação para a conferência da documentação para a matrícula: Caso o Histórico Escolar (de Ensino Fundamental ou Médio) não evidencie informações que comprovem que o candidato cursou integralmente o Ensino Fundamental e Médio em Escola Pública, será facultado a instituição, no ato da matrícula, solicitar documentos adicionais comprobatórios como: declarações de autoridades públicas ou outros que venham a ser necessários para execução desse ato.

    Declarações devidamente assinadas:

    • a) Declaração de inexistência de vínculo com outras Instituições Públicas de Ensino Superior;

    Declarações Específicas:

    • a) O candidato deverá entregar o Certificado de Habilidades Específicas;
    • b) No caso de, no ato das matriculas da primeira, segunda, ou terceira chamada, se o candidato não apresentar o Certificado de Habilidades, a matrícula será feita de forma condicional com prazo de 15 dias úteis. Neste período, caso o candidato não apresente o Certificado de habilidade específica para regularização da sua situação, sua matrícula será cancelada.
    • c) Autodeclaração de vínculo integral de Escola Pública (Ensino Fundamental e Médio);
    • d) Autodeclaração de estar de acordo com o item 1.1 alínea "b" do edital n°2, de 14 de dezembro de 2012.

    Observações:

    - A comprovação do disposto nas alíneas a) e b) do subitem 3.2 do edital, dar-se-á mediante apresentação, quando do ato de matrícula, do histórico escolar e o preenchimento da auto declaração que cursou integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública, conforme formulário de matrícula eletrônico, devidamente preenchido e assinado.

    - As informações da auto declaração a qual se remete o subitem 3.4 são de inteira responsabilidade do candidato, sob pena de arcar com todos os ônus legais decorrentes de informações ilegítimas e em especial a perda de sua vaga na instituição.

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