[XI IHC]
Workshop: 05/11/2012


Datas importantes

Prazo de submissão: 31/08/2012 25/09/2012
Notificação aos autores: 10/09/2012 03/10/2012
Envio da versão final: 20/09/2012 10/10/2012

Link para submissão:




[Programação]

Horário Trabalho Responsáveis
09:00 - 09:30 Abertura
09:30 - 10:00 Os sites de compra coletiva: uma análise com foco nos aspectos cognitivos Daniel Paiva, Vanessa Paiva e Walter Lima Junior
10:00 - 10:30 Avaliação de usabilidade das funcionalidades assíncronas de privacidade do Facebook Marcos Hideshi Kimura, Márcio José Mantau, Avanilde Kemczinski e Isabela Gasparini
10:30 - 11:00 Coffee-break
11:00 - 12:00 Palestra Internacional: Lições das Trincheiras do Design Research em Pervasive Augmented Reality Games* Licínio Roque (Universidade de Coimbra)
14:15 - 14:45 Compartilhamento de Experiências Docentes através de uma ferramenta para uma Rede Social Edson Schiehl, Alexandre Matos, Isabela Gasparini e Avanilde Kemczinski
14:45 - 15:15 Anatomia das redes no âmbito da Web social Daniel Paiva e Marcos Mucheroni
15:15 - 15:45 Analisando a percepção dos usuários sobre gamificação em redes sociais móveis Fábio Alves, Edie Santana, Cristiano Maciel e Junia Anacleto
15:45 - 16:00 Coffee-break
16:00 - 17:00 Dinâmica


[*Resumo da Palestra]

O design de pervasive and augmented reality games (ARGs) enquanto componente de estratégias de computação social necessita um entendimento dos elementos do contexto que infuenciam a adoção, performance e interação social dos indivíduos nesse contexto. Atores técnicos e sociais interferem na rede alargada que constitui um jogo social ubíquo. Nesta apresentação iremos reportar um caso de Design Research para uma infraestrutura de âmbito genérico para a rápida modelagem e experimentação com diversos conceitos de ARG, baseada numa proposta de componentes interativos. Apresentaremos o nosso paradigma de modelagem de ARGs baseado em Petri Nets, o conjunto de building blocks interativos por nós ensaiados e algumas das lições aprendidas durante o processo de implementação de jogos ubíquos e infraestrutura técnica de suporte.


2008–2012 Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social