[XI IHC]
Workshop: 05/11/2012


Datas importantes

Prazo de submissão: 31/08/2012 25/09/2012
Notificação aos autores: 10/09/2012 03/10/2012
Envio da versão final: 20/09/2012 10/10/2012

Link para submissão:




[Apresentação]

A Web Social representa um novo paradigma no qual a Web deixou de ser um ambiente que interliga páginas e documentos para se tornar um ambiente que conecta pessoas, organizações e conceitos.  Nesse contexto, a Web Social desempenha um papel central ao possibilitar que diversas pessoas interajam de formas e em escalas inéditas por meio de diferentes aplicações, construídas com diversas plataformas e embutidas em diferentes dispositivos.

A crescente popularização dos dispositivos móveis é um dos fatores que contribui para que o número de usuários conectados à Web Social venha se tornando cada vez maior. Para muitos usuários, os dispositivos móveis deixaram de ser uma forma alternativa de acesso à Internet para se tornar a forma prioritária, quando não a única. Estima-se que por volta de 2014 o uso da Internet móvel ultrapassará o acesso à Internet a partir de dispositivos fixos. Atualmente, tablets, smartphones e outros dispositivos móveis, com seus recursos avançados – tais como sensores, câmera, e múltiplas interfaces de comunicação –, permitem o acesso e disseminação de informações de forma instantânea, possibilitando que a interação entre usuários aconteça em situações e lugares onde antes não era possível.  

Neste cenário, novas aplicações para a Web Social surgem a partir da possibilidade de registrar e compartilhar instantaneamente textos, imagens, sons, dados de localização e outras informações de interesse imediato. A interação entre os usuários passa então a ser ubíqua e contínua, e, além disso, enriquecida pela troca de informações que refletem o contexto de cada usuário. Entretanto, o uso de dispositivos móveis impõe desafios adicionais no que tange a questões relacionadas a adaptação de conteúdo para diferentes dispositivos, integração com aplicações tradicionais, interação entre usuários em movimento e o gerenciamento de informações de contexto dos usuários de forma a garantir a privacidade e segurança no compartilhamento ubíquo de dados.

O foco da 4ª edição do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’12) recai sobre o tema “Mobilidade e ubiquidade na Web Social – desafios e oportunidades”. O evento pretende, mais uma vez, promover a continuidade das discussões sobre as oportunidades e os desafios que a Web Social traz para a comunidade de pesquisa em Interação Humano-Computador (IHC), desta vez ressaltando os fatores relacionados à mobilidade e ubiquidade. Outras informações, incluindo os tópicos de interesse do IV WAIHCWS podem ser encontrados na Chamada de trabalhos.

Além da apresentação dos artigos selecionados, a agenda do WAIHCWS'12 inclui discussões entre os participantes. Espera-se que essas discussões permitam a socialização de conhecimentos e aprofundamento nos conceitos, além de fomentar a formação de parcerias de pesquisa.


2008–2012 Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social