Informações Turísticas

Cuiabá, capital matogrossense, de clima tropical, possui 530.308 habitantes (IBGE, 2010) e está situada na região sul do Estado de Mato Grosso. É conhecida nacionalmente pelas belezas naturais, deliciosas comidas típicas e população receptiva e hospitaleira.

Na maior parte do ano os termômetros registram altas temperaturas chegando a ultrapassar os 40º C. Para refrescar nada melhor do que um happy hour com sorvete de frutas regionais ou um choppinho bem gelado em qualquer uma das diversas opções de bares e restaurantes da cidade.

Um point para todos os gostos é a Praça Popular. Cercada de bares, café, sorveteria, pizzarias e restaurantes oferece diversas opções de alimentação, reúne gente bonita, boa música e é diversão na certa do happy hour ao início da madrugada.

O povo cuiabano sabe realçar e guardar sua história e tradição. Vale a pena separar um tempo para conhecer alguns dos museus, galerias de arte e demais pontos turísticos.

Dia e noite há muito o que ver e fazer em Cuiabá!

Dicas valiosas para o turista :

1. O fuso horário de Cuiabá registra uma hora a menos em relação à Brasília (DF).

2. Roupas leves e protetor solar na mala!

3. Para Chapada, Jaciara, Nobres e/ou Pantanal: incluir boné, roupa de banho, repelente.

4. Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto: (65) 3692-6204


Onde você não pode deixar de ir...


Foi criado em 1818, por ordem de Dom João IV. Foi construído para ser "um estabelecimento militar para conserto e fabricação de armas", conforme definiu a carta-régia. Hoje se encontra restaurado como um centro cultural. Possui bar/restaurante, sala de cinema, auditório, espaço para eventos artísticos e musicais, além de uma biblioteca. Dentre a programação oferecida pelo Sesc, destaca-se o Bulixo, realizado todas as quintas-feiras a partir das 18h até às 22h no jardim do Sesc. Artes plásticas, gravuras, artesanatos são comercializado a um preço bem popular. O Bulixo ainda conta com uma praça de alimentação onde se vende comidas típicas como Maria Izabel, arroz com pequi e várias outras guloseimas.

Com toda certeza, vale a pena conferir essa e outras programações oferecidads pelo Sesc Arsenal.

Aberto de terça a domingo das 09h às 22h.

A choperia está aberta a partir das 19h.

Telefone: (65) 3611-0550



Situada na Rua 13 de Junho, no bairro do Porto, a Casa do Artesão tem uma bela amostra da cultura mato-grossense, há um Museu do Artesanato com exposição permanente de peças caboclas e indígenas, e de peças criadas pelos mais diversos artesãos locais, onde o turista pode viajar pela memória e cultura de Mato Grosso, conhecendo e reconhecendo a história do artesanato local, além de poder adquirir diversos souvenirs. A casa do Artesão oferece ainda, um delicioso “Tchá cô bolo”, aonde diversos produtos regionais, entre eles o famoso Bolo de Arroz e Bolo de Queijo Cuiabano, podem ser degustados.

Aberto de segunda a sexta-feira - 8h30 às 17h / Sábado - 8h30 às 13h.

“Tchá com bolo” todas às sextas-feiras das 14h às 17h. Fone: (65) 3611-0500.



Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre os escombros da antiga, uma jóia do período colonial que foi demolida num episódio até hoje não esclarecido, sua arquitetura moderna tem admiradores, é a sede da tradicional Festa do Senhor Divino, que acontece de Maio a Junho.


Localizada no Morro do Seminário, teve sua construção iniciada em 1720 pelas mãos do Frei Ambrósio Daylé, que deu ao projeto o estilo arquitetônico francês da Notre Dame de Paris e, por isso, é conhecida como a "Notre Dame Cuiabana", inaugurada em 1919, a igreja ainda está inacabada, ao lado da Igreja, está o Museu de Arte Sacra, antigo Seminário da Conceição, expõe peças da antiga catedral de Cuiabá e alguns pertences de Dom Aquino Corrêa.

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 14h às 18h. Fone: (65) 3028-6286


Criado em 1972 pela UFMT, com a função de pesquisar grupos indígenas de MT. Mantém exposição de artesanato, armas e ornamentos indígenas.

Aberto de seg à sex 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, sáb, 7h30 às 11h30, entrada franca, Campus da UFMT. Fone: (65) 3615-8489

Rua Comandante Costa s/No, Centro. Fone: (65) 3617-1274

Rua Barão de Melgaço. Praça Moreira Cabral.


Comunidade tradicional de ribeirinhos que oferece peixarias simples com pescado local e artesanato feito de cerâmica.

Cuiabá possui um zoológico situado na UFMT além de alguns parques, excelente opção para caminhadas e outras atividades físicas ao ar livre, são eles: Parque Mãe Bonifácia, Parque Zé Bolo Flô e Parque Massairo Okamura.


Prolongue a estadia em Mato Grosso, e aproveite para desfrutar de seus três ecossistemas: Pantanal, Cerrado e Amazônia. São imperdíveis os passeios para Chapada dos Guimarães, Nobres, Jaciara a Pantanal!

Parque Nacional de Chapada dos Guimarães , símbolo do turismo de contemplação, possui lindos chapadões, trilhas ecológicas, cavernas, penhascos e atrativas cachoeiras! Além do Parque há também a cidade de Chapada dos Guimarães, com um centrinho cheio de opções de artesanato local e bons restaurantes. Distância de Cuiabá: 60 km.


Nobres , linda por natureza, tem como principais atrativos: o Aquário Natural, a Lagoa das Araras, o Rio Salobra e a Cachoeira da Serra Azul. Passeios de bote, tirolesa e flutuação são as principais opções que vão te colocar em contato com a vida aquática. Distância de Cuiabá: 140km.

Jaciara espera os aventureiros para a prática de esportes radicais: Rafting e Rapel! Oferece também Águas Termais, cachoeiras, cavernas e trilhas ecológicas. Distância de Cuiabá: 125km.

O Pantanal dispensa apresentações. Conhecido mundialmente pela exuberante fauna e flora, o Pantanal Mato-Grossense é considerado a maior planície de inundação do planeta, englobando o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e parte do Paraguai e Bolívia. Lá você encontra diversas opções de hospedagem e passeios que te coloca em contato direto com o meio ambiente. Distância de Cuiabá: 140 km