Pôsteres 26/08

Apresentação de Pôsteres

Local: Centro de Eventos do Pantanal – Pavilhão das Nações
Acesse aqui o template para confecção do Pôster para apresentação

Localizador/Data Título do Pôster Autor
P1-26/08PARÂMETRO CURRICULAR E O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: UM SABER NECESSÁRIO AO PROFESSORSUZANNA NEVES FERREIRA
P2-26/08PARFOR E A FORMAÇÃO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕESGILMA BENJOINO OLIVEIRA
P3-26/08PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DE NÚMEROS DECIMAISTALITA HÉLEN SILVA MIRANDA
P4-26/08PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES FRENTE À EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLARNHAARA DA VILA PEREIRA
P5-26/08PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO À SUAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAISMICHELLE DE SOUSA BAHURY
P6-26/08PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA REGIÃO SUL: ALGUNS APONTAMENTOSPATRÍCIA PERLIN
P7-26/08PLI E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPACTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERALFERNANDA ZORZI
P8-26/08PNEM – PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - FORMAÇÃO CONTINUADA – PROPOSTA E DESAFIOSCLAUDIANE APARECIDA ERRAM
P9-26/08POEIRAS, ESTRELAS E ALGO MAIS? AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS COMO MOTE DE DISCUSSÕES ACERCA DA ORIGEM DO SER HUMANOLEIZE LIMA DE OLIVEIRA
P10-26/08POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (2006-2015): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSORROSELY SANTOS DE ALMEIDA
P11-26/08POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA UNIVERISTÁRIAJEFFERSON DA SILVA MOREIRA
P12-26/08POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUA INCIDÊNCIA NO TRABALHO DO DOCENTE DE BIOLOGIA DA REDE ESCOLAR ESTADUAL DE MATO GROSSO: O CASO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOSRENATA CRISTINA CABRERA
P13-26/08A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO DOCUMENTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARAIALA PRISCILA NUNES DE CASTRO
P14-26/08POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA OS JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DE SÃO PAULOBRENO TRAJANO DE ALMEIDA
P15-26/08POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NACIONAIS E SUA DETEMRINAÇÃO PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTILVANESSA CRISTINA ALVARENGA
P16-26/08POR ENTRE TRAMAS E TESSITURAS: HISTÓRIAS DE LEITURA E MOVIMENTOS DE (AUTO)FORMAÇÃO EM NARRATIVAS DOCENTESJACQUELINE MARTINS DA SILVA
P17-26/08PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVAMARIANE DE FREITAS
P18-26/08POR UMA DIDÁTICA DA TRADUÇÃO DO CINEMA NEGRO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS COM ZÓZIMO BULBULFÁBIO JOSÉ PAZ DA ROSA
P19-26/08POR UMA PRÁXIS INCLUSIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOADRIANNA FAZIO DE CARVALHO
P20-26/08POR UM SABER SENSÍVEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIACARLA ANDREA CORRÊA
P21-26/08O PROCESSO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DO CAMPO POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLARLUCIANO DA SILVA PEREIRA
P22-26/08PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES INVESTIGATIVAS PARA A DOCÊNCIAGISLENE MIOTTO CATOLINO RAYMUNDO
P23-26/08PRÁTICA PEDAGÓGICA E IDENTIDADE DOS TUTORESTHIAGO PEDRO DE ABREU
P24-26/08PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RONDONÓPOLIS-MTKELLY BOMFIM ALVES DE OLIVEIRA
P25-26/08PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA RESSIGNIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS E USO DAS TICSKATHIA MARIA DE MELO E SILVA BARBOSA
P26-26/08PRÁTICAS DE ENSINO NO BOSQUE DA CIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS-AMGERILUCIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
P27-26/08PRÁTICAS DOCENTES E INCLUSÃO DE IDOSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICALJOVENILDO DA CRUZ LIMA
P28-26/08PRÁTICAS DOCENTES E SUCESSO ESCOLAR DE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR PRIVADOCHARLES ABRANTES COURA
P29-26/08PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CLASSES POPULARES: QUESTÕES INICIAIS DE ENCONTROS ENTRE ESCOLA PÚBLICA E ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIADEYLLA WIVIANE DE ARUJO BATISTA
P30-26/08PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICAJAIRO ANTONIO DA PAIXÃO
P31-26/08O SUJEITO-PROFESSOR E SUA DISCURSIVIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE INGLÊS NA REDE PÚBLICAFILOMENA ELAINE PAIVA ASSOLINI
P32-26/08PRÁXIS EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICAANA MARIA PORTO NASCIMENTO
P33-26/08PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE – ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM DUAS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERALSIMONE BRAZ FERREIRA GONTIJO
P34-26/08PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PARANAENSE: O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM DISCUSSÃOELIANE CLEIDE DA SILVA CZERNISZ
P35-26/08PROCESSO FORMATIVO NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTEJANILSE FERNANDES NUNES
P36-26/08PROCESSOS MORAIS E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO EM UMA PERSPECTIVA CULTURAL-HISTÓRICAANDRESSA MARTINS DO CARMO DE OLIVEIRA
P37-26/08PROFESSORA-PESQUISADORA: ENTRE REGISTROS E REFLEXÕESANA CRISTINA CORREA FERNANDES
P38-26/08PROFESSORES DAS LICENCIATURAS E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O QUE REVELAM AS PESQUISASMARIA DE CÁSSIA PASSOS BRANDÃO GONÇALVES
P39-26/08O TELECENTRO N A ESCOLA INDÍGENA MUNICIPAL KANATA T-YKUA: AVANÇOS E PERSPECTIVASSANTANA ELVIRA AMARAL DA ROCHA
P40-26/08PROFESSORES EXPERIENTES E O TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DA ATIVIDADE DE ENSINARSANDRA ALMEIDA FERREIRA CAMARGO
P41-26/08PROFESSORES INICIANTES, EGRESSOS DA PEDAGOGIA: IMPASSES, DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃOELAINE BORGES RODRIGUES
P42-26/08PROFESSOR INICIANTE: UMA ANÁLISE DE SUA FORMAÇÃOMIRIAN XAVIER
P43-26/08PROFESSOR, PESQUISADOR, GESTOR - QUE PEDAGOGO SOU EU?MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
P44-26/08PROFISSIONALIDADE DOCENTE: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO 1º CICLO DE PORTUGAL E DO BRASILSIMONE DO SOCORRO FREITAS DO NASCIMENTO
P45-26/08PROGRAMA AVALIAR PARA CONHECER: A AVALIAÇÃO EXTERNA DE NITERÓICARLA CRISTINA MARTINS DA CONCEICAO VASCONCELLOS
P46-26/08PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA: REPENSANDOO PROCESSO DE FORMAÇÃOGISLENE MIOTTO CATOLINO RAYMUNDO
P47-26/08PROJETO DE EXTENSÃO “ALFABETIZAÇÃO EM FOCO” NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIASANDRA ALVES DE OLIVEIRA
P48-26/08PROJETO MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA: A LITERATURA INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃOJADE JULIANE DIAS MOTA
P49-26/08PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ABRINDO CAMINHOS PARA UMA ESCOLA QUE ENSINAMARIA DA PAZ SIQUEIRA DE OLIVEIRA
P50-26/08EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA PROPOSTA PARA PROMOVER A SAÚDE SEXUAL ATRÁS DAS GRADESMARIA DAS GRAÇAS DE MENDONÇA SILVA CALICCHIO
P51-26/08PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E SUAS DIMENSÕES POLÍTICASNIVIA CURSINO FARIA
P52-26/08O TRABALHO DIDÁTICO DO PEDAGOGO NA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ DIANTE DA NOVA RACIONALIDADE TÉCNICA: POSSIBILIDADES E LIMITESLAURETE MARIA RUARO
P53-26/08PROPAGANDAS, CONSUMISMO E MEIO AMBIENTEROSANA HANSEL DOS SANTOS
P54-26/08PROPOSTA PEDAGÓGICA DO 2º SEGMENTO DA EJA EM MANAUS/AM: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTESMARIA DAISE DA CUNHA MATOS
P55-26/08QUALIDADE DA/NA EDUCAÇÃO NA VISÃO DAS FAMÍLIAS USUÁRIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAISELDER DOS SANTOS AZEVEDO
P56-26/08QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO: PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO IFRS, CAMPUS RIO GRANDELIZIANE GARCIA TORCHELSEN
P57-26/08QUEM SOU EU? A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIACAMILA RIBEIRO MENOTTI
P58-26/08QUE MUDANÇAS OCORRERAM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EGRESSOS DO PARFOR NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI - PARÁJOSILENE MORAES QUARESMA PIRES
P59-26/08QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRALROBERTA DE OLIVEIRA BARBOSA
P60-26/08RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NOS ANOS INICIAISRENATA PORTELA RINALDI
P61-26/08REDES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: A PARCERIA ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O CUMPRIMENTO DA META 6 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃOJOSE CLAUDIO COSTA BARROS
P62-26/08REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIOELAINE VIEIRA PINHEIRO
P63-26/08REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DE UM RELATO DE PRÁTICANEUZA RICARDO RODRIGUES
P64-26/08REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CADERNOS DE EXPEDIÇÃO, NARRATIVAS ESCRITAS E RELATÓRIOSANGELITA DE FÁTIMA SOUZA
P65-26/08REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DO ESTÁGIO A DOCÊNCIA: CURRÍCULO, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ENSINO.FRANCISCA JARDÉLIA LIMA DAMASCENO
P66-26/08REFORMAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E EFEITOS NAS PRÁTICAS DA ESCOLAMAIRA FERREIRA
P167 26/08REGISTRO DIÁRIO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARCAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESISABELLA COELHO FIGUEIREDO
P68-26/08AÇÃO PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES RACIAISROSANA FÁTIMA ARRUDA
P69-26/08RELAÇÕES DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSHAYNE SCHUAB GONÇALVES
P70-26/08RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.JOANA ANGELICA BERNARDO DE OLIVEIRA REIS
P71-226/08RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAICJUSCINÁRIA TAVARES DA SILVA
P72-26/08RELIGIOSIDADES NO CURRÍCULO ESCOLAR – UM CAMPO POSSÍVEL PARA A DIDÁTICA CRÍTICA INTERCULTURALGLAUCIO LUIZ MOTA
P73-26/08REPRESENTAÇÕES DE LEITURA NO MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS – PROJOVEM URBANOITAMAR JOSÉ BRESSAN
P74-26/08REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO EDUCACIONALLUCIANE PORTO FRAZÃO DE SOUSA
P75-26/08RESOLVENDO CONFLITOS INTERPESSOAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃODILIAN MARTIN SANDRO DE OLIVEIRA
P76-26/08REVISTA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIASMARINA TEÓFILO PIGNATI
P77-26/08SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO CAPIXABAMARIA DA PENHA TRESENA SILVA
P78-26/08SABERES DOCENTES: UM ESTUDO NO GT 4 - DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002-2013NAYENNE HELSAN SANTOS
P79-24/08SABERESFAZERES RIBEIRINHOSAMAZÔNIDOS PARA ALÉM DO CLICHÊ DA SALA DE AULAEDILMA DE SOUZA
P80-26/08O SUJEITO-PROFESSOR E SUA DISCURSIVIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE INGLÊS NA REDE PÚBLICARICARDO FAGUNDES CARVALHO
P81-26/08SEMINÁRIO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO PERÍODO 2010-2015ELENA RAQUEL RIBEIRO DA SILVA
P82-26/08SEMINÁRIO INTEGRADO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL?EDUARDA SANTOS DE OLIVEIRA
P83-26/08SENTIDOS DE DOCÊNCIA E DE PESQUISA NO CONTEXTO DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIAALESSANDRA DA SILVA REIS COSTA
P84-26/08PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PERFIL DOS ORIENTADORES DE ESTUDO NA PARAÍBAJEANNE MARIA OLIVEIRA MANGUEIRA
P85-26/08SEXUALIDADE INFANTIL NA ESCOLA: ANÁLISE DO CURRÍCULO E DAS PRÁTICAS DOCENTES NO COTIDIANO ESCOLARLUIZ OTAVIO FERREIRA DA LUZ
P86-26/08SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR ENFERMEIRAS E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO “CUIDADO” NAS SUAS PRÁTICAS PROFISSIONAISRACHEL PINHEIRO DE OLIVEIRA SOUZA BARBOSA
P87-26/08SISTEMA DE ENSINO INTEGRAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE – SPGUSTAVO ANTONIO VALENTIM
P88-26/08SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIOPAULO SÉRGIO MANIESI
P89-26/08TEHAR- TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA ARTE - AVENTURAS NO EIXO SINCRÔNICOTEREZA RAMALHO DE AZEVEDO CUNHA
P90-26/08O USO DE DIÁRIOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: EFEITOS DE SENTIDOREJANE RIGGO DE PAULA
P91-26/08TEMPO ESCOLAR E MULTISSÉRIEANA MARIA MOREIRA PONTES MILLI
P92-26/08TERRITÓRIOS DE CONHECER: TECENDO SABERES EM OFICINAS DE SEXUALIDADE E GÊNEROROSEMARY RODRIGUES DE OLIVEIRA
P93-26/08O TRABALHO PEDAGÓGICO E A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLAGERSON LUIZ BUCZENKO
P94-26/08TRABALHO DOCENTE: DIMENSÕES E DESAFIOS DE QUEM ESTUDA E TRABALHA A EDUCAÇÃODAYSE KELLY BARREIROS DE OLIVEIRA
P95-26/08TRABALHO DOCENTE E INOVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONALANA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS
P96-26/08TRANSCRIAÇÕES DA EDUCAÇÃO: A DIDÁTICA CINEMÁTICA E AS IMAGENS DE CURRÍCULOANA CAROLINA CRUZ ACOM
P97-26/08UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE CEGOS EM ATIVIDADES CIENTÍFICASESTÉFANO VIZCONDE VERASZTO
P98-26/08UMA CARREIRA DOCENTE DIFERENCIADA? ANÁLISE SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE PERÍODO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULOANA LARA CASAGRANDE
P99-26/08UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINOCRISTIANE CUSTODIO DE SOUZA ANDRADE
P100-26/08UMA REFLEXÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA SEMED/MANAUS E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASILVANESSA CARDOSO DOS SANTOS SOUZA
P101-26/08UMA VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA DO BRASIL ATRAVÉS DO RAP E DA POESIAANDREY SOARES PINTO
P102-26/08UM CICLO DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO FORTALECIMENTO E DISSEMINAÇÃO DE UMA PRÁXISADRIANA PEREIRA DA CUNHA DE MENDONÇA SALIM
P103-26/08UM OLHAR SOBRE CULTURA, DIDÁTICA E EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS MULTICULTURAISJOELMA FERNANDES DE OLIVEIRA
P104-26/08UNIVERSIDADE E ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIAMÁRLA ALIXANDRE SILVA
P105-26/08USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, SOFTWARES E APLICATIVOS EDUCACIONAIS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 29 DE JULHO - CONFRESA/MT.ALINE SILVA DE ASSIS
P106-26/08VIOLÊNCIAS NA ESCOLA: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLARMARIA DAS GRAÇAS DO ESPIRITO SANTO TIGRE
P107-26/08VISÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE SUA PRÁTICA DE COMUNICAÇÃO ORAL NO CONTATO COM OS ALUNOSMARIA LUCIA OLIVIERA SUZIGAN DRAGONE
P108-26/08VIVEIRO ESCOLAR: LABORATÓRIO VIVO PARA O ESTUDO DA ECOLOGIA DA RESTAURAÇÃOCLEICIANE ANTUNES DUQUE
P109-26/08O USO DE DIÁRIOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: EFEITOS DE SENTIDOREJANE RIGGO DE PAULA
P110-26/08O LABORATÓRIO E O PIBID: UMA AÇÃO CONJUNTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESDORA SORAIA KINDEL
P111-26/08O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICAANDREIA RABELLO DE SOUZA
P112-26/08O LIMITE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO CENTRADA NO PARADIGMA DO TRABALHO: UMA LEITURA HABERMASIANAALEXANDRE JOSÉ KRUL
P113-26/08OLIMPÍADA INTERESCOLAR DE MATEMÁTICAGIVALDO DA SILVA COSTA
P114-26/08O LÓGICO-HISTÓRICO ENQUANTO PERSPECTIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTEMARIA DO CARMO DE SOUSA
P115-26/08O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIOLEON DE ASSIS SILVA
P116-26/08O MOVIMENTO DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DE ENSINO MÉDIO: ENTRE OS MOMENTOS DE ESTUDOS E AS MOTIVAÇÕESLUIZ GUSTAVO PAMPU
P117-26/08O NECESSÁRIO ENCONTRO ENTRE A GEOGRAFIA, A GEOMORFOLOGIA E OS TRABALHOS DE CAMPO EM MATO GROSSOCLEYTON NORMANDO DA FONSECA
P118-26/08O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO – MGREGINA APARECIDA CORREA
P119-26/08O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTEIZA CRISTINA PRADO DA LUZ
P120-26/08O PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESLISETE FUNARI DIAS
P121-26/08O PAPEL CENTRAL DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOSSILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
P122-26/08O PAPEL DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-MODERNAAPARECIDA GARCIA PACHECO GABRIEL
P123-26/08PARA ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIASROSANGELA CRISTINA ROSINSKI LIMA
P124-26/08O PAPEL DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃOJULIANE FERREIRA VIEIRA
P125-26/08O PAPEL FUNDAMENTAL DA VIVENCIA DO EDUCADOR/EDUCANDO NA FORMAÇÃO – UMA REALIDADE VIVIDA NO PROGRAMA FORMANCIPA – FORMAÇÃO INTEGRADA E EMANCIPADORA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIORJOÃO VICTOR VERAS DE CARVALHO DA SILVA
P126-26/08O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICOFABIO PINTO DE ARRUDA
P127-26/08O PERFIL DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE O PISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIASHELENA RIVELLI DE OLIVEIRA
P128-26/08O PIBID E AS RELAÇÕES TEORICO/PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTEDESIRE LUCIANE DOMINSCHEK
P129-26/08O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁMARIA JOSÉLIA ZANLORENZI
P130-26/08O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OS SENTIDOS DA PRÁTICAVERA CRISTINA DE QUADROS
P131-26/08O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EJA: O QUE REVELAM ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS?JOVIANE VIANA CRUZ NEVES
P132-26/08O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIORTHELMA HELENA COSTA CHAHINI
P133-26/08O PROFESSOR DA DISCIPLINA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: PROPÓSITOS E DESCOMPASSOSALDENIZA DE OLIVEIRA XIMENES
P134-26/08O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/MAIS ESCOLA EM DUQUE DE CAXIAS: TEMPO INTEGRAL OU EXTENSÃO DA JORNADA ESCOLAR?GERUSA FARIA RODRIGUES
P135-26/08MOMENTO BIOLÓGICO: A PRÁTICA RADIOFÔNICA NO ENSINO DA BIOLOGIAMARINA TEÓFILO PIGNATI
P136-26/08ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA MATERNAANA LUZIA VIDEIRA PARISOTTO
P137-26/08O REDESENHO CURRICULAR COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS: LABORATÓRIO DE CIÊNCIASWALESKA GONÇALVES DE LIMA
P138-26/08O REFORÇO ESCOLAR NA PERSPECTIVA OMNILÉTICA- CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA (MAIS) INCLUSIVANATALIA BARBOZA NETTO
P139-26/08O RESGATE DA MEMÓRIA COMO METODOLOGIA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NUM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA MONTERO
P140-26/08O “RETRATO” DA REALIDADE DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI NO BRASIL: O QUE REVELAM OS DADOSRIANE CONCEIÇÃO FERREIRA FREITAS
P141-26/08OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ATIVIDADE LÚDICA EM DESTAQUEBRUNO SILVA SILVESTRE
P142-26/08OS DESAFIOS DE FORMULAÇÕES DIDÁTICAS DO PROJETO HORTA NO FORMANCIPA: FORMAÇÃO INTEGRADA E EMANCIPADORA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIORMARIANA ARAGÃO DE MACÊDO
P143-26/08OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONASZILDA GLAUCIA ELIAS FRANCO DE SOUZA
P144-26/08OS RUMOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O EHPSDAVID BUDEUS FRANCO
P145-26/08OS SABERES EXPERIENCIAIS E A PRÁTICA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIAKEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES BEZERRA
P146-26/08O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRETHAIS GOUVEIA DA SILVA

Realização

Patrocínio