Pôsteres 25/08

Apresentação de Pôsteres

Local: Centro de Eventos do Pantanal – Pavilhão das Nações
Acesse aqui o template para confecção do Pôster para apresentação

Localizador/Data Título do Pôster Autor
P1-25/08CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADOIARA ZIMMER
P2-25/08DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA-MTTASSIA FERNANDA DA SILVA
P3-25/08DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E NOVAS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃOGISELLE CARVALHO BERNARDES
P4-25/08DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REALIDADE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/QUÍMICA PARA SUA SUPERAÇÃOISADORA MELO GONZALEZ
P5-25/08DESAFIOS PARA A EFICÁCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR DOS PRÓPRIOS PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESARODRIGO ALVES DOS SANTOS
P6-25/08DIDÁTICA E CONTRADIÇÃO: UMA ETNOGRAFIA DA AULA UNIVERSITÁRIAGUILHERME TORRES CORRÊA
P7-25/08DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONCEPÇÃO E IMPORTÂNCIAMARCIA SUELY OLIVEIRA ARAUJO
P8-25/08DIGRESSÃO E APROXIMAÇÃO: A INFLUÊNCIA DE IVANI FAZENDA NA CONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA INTERDISCIPLINARIDADEFAUSTO ROGÉRIO GENTILE
P9-25/08DIRETOR DE ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL E OS DESAFIOS DA SUA FUNÇÃOADRIANA RIEGER GONÇALVES
P10-25/08ECOLOG: POR UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOSSAIANI ZARISTA
P11-25/08EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O TRABALHO COM O JOGO: UM ESTUDO SOBRE AS SIGNIFICAÇÕESMARÍLIA FREIRE
P12-25/08EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTENEIDE DA SILVA PAIVA
P13-25/08EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: DIÁLOGOS INTERMUNICIPAIS EM EXPERIÊNCIAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIROLUCIANA FERREIRA CORTES
P14-25/08ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICAELISANDRA CHASTEL FRANCISCHINI VIDRIK
P15-25/08ENSINO MÉDIO, PROCESSOS EDUCATIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIOSUELI SALVA
P16-25/08ENTRE O SONHO E A REALIDADE: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO “REDES DE APRENDIZAGEM” PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.EDILENE QUIRINO NEIVA EVANGELISTA
P17-25/08ENTROU ÁGUA NO SORVETE! FORJANDO REPRESENTAÇÕES MOLECULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE ÍCONESMONICA ERIKA PARDIN STEINERT
P18-25/08“É POSSÍVEL ALFABETIZAR SEM CARTILHA”: APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃOGIANA AMARAL YAMIN
P19-25/08ESTÁGIO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA TURMA DE PEDAGOGIA COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA VILA DE FÉLIX PINTO/CANTÁ-RRSIMONE ALVES MONTEIRO
P20-25/08ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE INTEGRAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS INOVADORASROSELENE FERREIRA SOUSA
P21-25/08ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL E A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA - MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PRCAMILA MACENHAN
P22-25/08ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVAMARIA PATRICIA MOURA DE LIMA
P23-25/08ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E APRENDIZAGENS DOS ACADÊMICOS (AS) NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA-UEPGCRISTIANE APARECIDA WOYTICHOSKI DE SANTA CLARA
P24-25/08ESTÁGIO REMUNERADO X ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REALIDADE E DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESELISAMA QUEIROZ BAISCH
P25-25/08ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB A FORMA DE PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO ESPAÇO CONSTRUTIVO DE CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃOCLORIS VIOLETA ALVES LOPES
P26-25/08ESTUDO DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E ESCRITA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOAQUIM VICENTE DE OLIVEIRA: UMA BUSCA DE DIRETRIZES PARA A MELHORIA DO LETRAMENTO DCARLA AVENA CAMILOTTO
P27-25/08EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASROSALVA PEREIRA DE ALENCAR
P28-25/08FORMAÇÃO DE DOCENTES EM MÚLTIPLAS LINGUAGENS: DESAFIOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMALINE RENEE BENIGNO DOS SANTOS
P29-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO DOCENTEFRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS
P30-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. EXPERIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULOMARCELA DE PAOLIS
P31-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PROFESSORAS DO CAMPO UTILIZANDO OS COMPLEXOS TEMÁTICOSMARIA BERNADETE DE MELO CUNHA
P32-25/08FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRISES NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSORLUCIANE HELENA MENDES DE MIRANDA
P33-25/08FORMAÇÃO DOCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE EM CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIASOLANGE MARIA SANTOS CASTRO
P34-25/08FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: VELHAS AMARRAS ESCOLARES, NOVOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOSMIRELE CORRÊA
P35-25/08FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO DE DOCENTES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERALCRISTINA BOHN CITOLIN
P36-25/08FORMAÇÃO EM SERVIÇO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES DOCENTES NA ÓTICA DE ALUNOS/PROFESSORESMARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
P37-25/08FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O LUGAR DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNICENTROJULIANA DOMIT MALLAT
P38-25/08FORTALECENDO LAÇOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: PRÁTICAS EM DIREÇÃO À EDUCAÇÂO INTEGRAL?MARCIO BERNARDINO SIRINO
P39-25/08FUTUROS PROFESSORES - DESAFIOS DA FORMAÇÃOCECILIA MARIA MARAFELLI
P40-25/08GÊNERO E RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO THEREZINHA DE JESUS SIQUEIRA PIMENTEL, SANTOS (SP)RENATA BARROCAS
P41-25/08GERENCIALISMO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS: TRAJETÓRIAS DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DE MATO GROSSOMARIA ELOÍSA DA SILVA
P42-25/08GRUPOS COLABORATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTECLAUDIA APARECIDA PRATES
P43-25/08HORTO FLORESTAL TOTE GARCIA: AMBIENTE NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDO DO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTALMUNIR KASSEN FARES
P44-25/08INFLUÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICAFABIO CAIRES DE OLIVEIRA
P45-25/08JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO: JOVENS OLHARES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORESCRISOLITA GONÇALVES DOS DOS SANTOS COSTA
P46-25/08LABMÓVEL “MARIE CURIE”: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICAANTONIO CARLOS MOMETTI
P47-25/08LEIO QUANDO POSSO... - PRÁTICAS DE LEITURA ENTRE FUTUROS PEDAGOGOSEZEQUIEL THEODORO DA SILVA
P48-25/08LETRAMENTO DIGITAL NA EJA: UMA PROPOSTA BASEADA NO CÍRCULO DE CULTURA FREIREANO EM ESCOLA PÚBLICA DO OESTE PARAENSE.MARIA ELIANE DE OLIVEIRA
P49-25/08LETRAMENTO NO LIVRO DIDÁTICO DO TOPA: ESTRATÉGIAS DE LEITURAAUREA DA SILVA PEREIRA
P50-25/08LINGUAGEM E TECNOLOGIA: POSSIBILITANDO APRENDIZAGENS INSTITUINTESIOLANDA DA COSTA DA SILVA
P51-25/08MILÃO FICA EM PARIS?: FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIALILIAN ALVES PEREIRA
P52-25/08MUDANÇAS DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PROJETO NA ESCOLATHAIS REGINA CUNHA VENTURA FERNANDES FONTENELE
P53-25/08NOTAS DE UMA PROFESSORA DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA, PORTUGAL, SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.MARCOS ANTONIO OLIVEIRA RODRIGUES
P54-25/08O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM FOCO: A DIDÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO TOCANTINS.MARIA ELENA MOURA DE OLIVEIRA
P55-25/08O CORAÇÃO DO DRAGÃO: O QUE DIZEM E COMO DIZEM DOCENTES-MESTRES DE JOGOS DE RPGGILSON ROCHA DE OLIVEIRA
P56-25/08O DOCENTE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: LETRAMENTOS E IDENTIDADES POSSÍVEISRITA RODRIGUES DE SOUZA
P57-25/08O EFEITO FACEBOOK: ANÁLISE DE UMA DISCIPLINA OPTATIVA DE MESTRADO NA REDEBRUNO VIEIRA ALVES DA SILVA
P58-25/08O ENSINO DE BIOLOGIA DO PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA 19 DE MAIOSUELI DA SILVA FERNANDES
P59-25/08O ESPAÇO ESCOLAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICATICIANE SILVA RAYMUNDO
P60-25/08O ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO DOCENTEMARIA EDIVANI SILVA BARBOSA
P61-25/08O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES INTERMEDIANDO A PRÁTICA DOCENTEMARLY MACÊDO
P62-25/08OFICINAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRALMARIA GORETTI QUINTILIANO CARVALHO
P63-25/08CURRÍCULO: PRA QUÊ? PARA QUEM?LARISSA ALMEIDA DA SILVA
P64-25/08DE ENGENHEIRO A PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTEJHONNES ALBERTO VAZ
P65-25/08DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM GOIÂNIAMILENE DO AMARAL FERREIRA VICENTE
P66-25/08“DIÁRIO DE REPÓRTER”: REFLETINDO SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ENFOQUE NA PERCEPÇÃO NOTICIOSAGIBRAN LUIS LACHOWSKI
P167 25/08DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICASANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHS
P68-25/08DIDÁTICA E SALA DE AULA: IDENTIDADE DOCENTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA EDUCATIVA NO PIBID PEDAGOGIA DA UFRRJROSANA APARECIDA
P69-25/08DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTESFLAVIO R CAMPOS
P70-25/08DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?FÁBIO ROBERTO DA SILVA VASCONCELOS
P71-25/08DO GLOBAL AO LOCAL: DESAFIOS DO ENADE A FORMAÇÃO INICIAL E INFLUÊNCIAS NA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICADENISE DALMÁS RODRIGUES
P72-25/08EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS IDOSOS NAS UNIVERSIDADES ABERTAS PARA A TERCEIRA IDADE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORESPAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA
P73-25/08EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO?KATIA REGINA DE SÁ
P74-25/08EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTEKELLY KATIA DAMASCENO
P75-25/08EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS EM RONDONÓPOLIS-MTMARIANA SILVA VIEIRA FACHIM
P76-25/08EDUCAÇÃO PRISIONAL: UMA COMPARAÇÃO BRASIL ARGENTINAMARIA DE FÁTIMA DE SOUZA MORENO
P77-25/08ELUSO DELOS PORTAFOLIOS COMO ESPACIO PARA EL DIALOGO Y EL TRABAJO COLABORATIVO MEDIANTE LA SOLIDARIDAD ENTRE PARESDANIEL FABIAN ROCA FLORES PINTO
P78-25/08ENSINO DE BIOLOGIA E A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES NACIONAIS E DO ESTADO DE GOIÁSCHRISTIANNE DE LIMA BORGES MORAES
P79-25/08ENSINO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS PARA SURDOSELIANE MARIA DE MENEZES MACIEL
P80-25/08ENSINO E AVALIAÇÃO: APONTAMENTOS DISCENTES PARA EDUCAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOROSMAR MACKEIVICZ
P81-25/08ESCOLHA E IDEALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA: COMO PODE A DIDÁTICA CONTRIBUIR NA IDENTIDADE DESTE GRADUANDO?ALINE DAIANE NUNES MASCARENHAS
P82-25/08O ENSINO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFRO CÂMPUS JI-PARANÁ/RO ATRAVÉS DE DINÂMICAS PARTICIPATIVASLÍVIA CATARINA MATOSO DOS SANTOS TELLES
P83-25/08EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA: ANÁLISE DOS MOTIVOS DE DESISTÊNCIA E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.ADONIAS SOARES DA SILVA JÚNIOR
P84-25/08EXPERIÊNCIA COM AVALIAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORESNÍVEA DA SILVA PEREIRA
P85-25/08FORMAÇÃO CONTINUADA E AUTONOMIA PROFISSIONAL À LUZ DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTAMICHELLE CASTRO SILVA
P86-25/08FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DE TANGARÁ DA SERRA, MTCICERO MANOEL DA SILVA
P87-25/08O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIAKEDMA SILVANA BASTOS BARRETO
P88-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DAS ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEMRENATA ARAÚJO SILVA SALGADO
P89-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A QUALIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTALELISABETH DOS SANTOS TAVARES
P90-25/08O DISCURSO INTERCULTURAL, AS MEMÓRIAS DE VIDA E AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES INDÍGENAS: FIOS (INTER)CRUZADOSKÁTIA SILVA SANTOS
P91-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINARJOCÉLIA DE JESUS RÊGO DA SILVA
P92-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTORTHAIS PHILIPSEN GRUTZMANN
P93-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: OS SABERES DA CULTURA CAMPESINA MOBILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTEMARIA LEMOS DA COSTA
P94-25/08FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRAXIS EXTENSIONISTAANDRÉA KOCHHANN
P95-25/08FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUNS MARCOS REGULATÓRIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A SUA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE/MTSOELY APARECIDA DIAS PAES
P96-25/08FORMAÇÃO DOCENTE, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COLABORATIVAADELINA BRAGA MATSUDA
P97-25/08FORMAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÕES ENTRE PIBID, LIFE E PRODOCÊNCIAJESSIEL ODILON JUNGLOS
P98-25/08FORMAÇÃO DOCENTE NO PNAIC: PERSPECTIVAS E LIMITESMYRTES DIAS DA CUNHA
P99-25/08FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS/SP: INVESTIGANDO PROPOSTAS DE INSPIRAÇÃO FREIREANAFERNANDA QUATORZE VOLTAS
P100-25/08FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA INTERFACE DA MATEMATICACONCEIÇÃO DE MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
P101-25/08FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: TRANSFORMAR O ENSINO POR MEIO DO DIÁLOGOGLEICY APARECIDA DE SOUSA
P102-25/08GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O LÍDER GESTORCLOVES ANTONIO DE AMISSIS AMORIM
P103-25/08GESTÃO ESCOLAR E HUMANIZAÇÃOLUCIANA ANTUNES PEREZ
P104-25/08HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MATO GROSSO: RELATÓRIO DE UMA PROFESSORA DA ESCOLA MIXTA ESTADUAL EM 1923SIMONE SIMIONATO DOS SANTOS LAIER
P105-25/08INFLUÊNCIA DOS SABERES DIDÁTICO-INFORMÁTICOS DOS DOCENTES NAS POLÍTICAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAISSÔNIA REGINA FORTES DA SILVA
P106-25/08INTEGRAÇAO CURRICULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA.ELIANE REGINA MARTINS BATISTA
P107-25/08LEITURAS PARA PROFESSORES E LEITURAS DE AUTOAJUDAJULIANA DE SOUZA SILVA
P108-25/08MINERAÇÃO DE DADOS E DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA PESQUISA-AÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA.ANABELA APARECIDA SILVA BARBOSA
P109-25/08O ALCANCE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFORNEILA NUNES DE SOUZA
P110-25/08OBSERVATÓRIO DA ÉTICA JORNALÍSTICA EM MATO GROSSO: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO VOLTADOS A UMA EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIASRAFAEL RODRIGUES LOURENÇO MARQUES
P111-25/08O DESENVOVLIMENTO PROFISSIONAL E A PROPOSTA COLABORATIVA: UM CAMINHO POSSÍVELJOSÉ HENRIQUE DOS SANTOS
P112-25/08O DIÁRIO DE CLASSE: UMA EXPERIÊNCIA DO FAZER/SER NAS REDES SOCIAIS E SEUS DESOBRAMENTOSRAQUEL SILVA BARROS
P113-25/08O DIREITO DE APRENDER A ENSINAR: UMA DECISÃO POLÍTICA DE BOA VISTA DO TUPIM/BAGIOVANA CRISTINA ZEN
P114-25/08O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PRIMEIRO CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTEADRIANA MARIA DA CONCEIÇÃO LAMÊDA
P115-25/08O ENSINO DO DIREITO. PRÁTICA TRANSFORMADORA DA SOCIEDADE.ADRIANA MALLMANN VILALVA
P116-25/08O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.MAYARA CARVALHO MARTINS
P117-25/08O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DE EJA.ELIANA DO NASCIMENTO LIBANIO MAIA
P118-25/08O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIOGIOVANNA OFRETORIO DE OLIVEIRA MARTIN FRANCHI
P119-25/08CURRÍCULOS E EXPERIÊNCIAS SOBRE TAPETE VERMELHOREJANE GANDINI FIALHO
P120-25/08DA CANETA TINTEIRO AOS TABLETS: OS RECURSOS DIDÁTICOS ENTRE AS DÉCADAS DE 1950 À 2010ALICE RIGONI JACQUES
P121-25/08DESAFIOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE BELO HORIZONTEALINE REGINA GOMES
P122-25/08DESAFIOS DO PROFESSOR ORIENTADOR EDUCACIONAL FRENTE AO PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIASROBERTA AVOGLIO ALVES OLIVEIRA
P123-25/08DESAFIOS E CRIAÇÕES DA CONTEMPORANEIDADE: ENTRE O CONSERVADORISMO E A DESQUALIFICAÇÃO DOS ESTUDOS DE GENERO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO TOCANTINSMARCOS FELIPE GONÇALVES MAIA
P124-25/08DESAFIOS, VIVÊNCIAS E RESULTADOS DO PERCURSO METODOLÓGICO NO PROGRAMA FORMANCIPA- FORMAÇÃO INTEGRADA E EMANCIPADORA DE ACESSO À EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIORJESSICA LAINNE RAMOS TAVARES
P125-25/08DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO: IMPLICAÇÕES DA DIÁSPORA AFRICANA NA SOCIEDADEEMÍLIO RODRIGUES JÚNIOR
P126-25/08DESMOTIVAÇÃO FRENTE AO SABER E À ESCOLA ENTRE JOVENS MATRICULADOS NUM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALANNA DONATO GOMES TEIXEIRA
P127-25/08DIÁLOGO ENTRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NEGRA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONALMARCELA PAULA DE MENDONÇA
P128-25/08DIÁLOGOS DE SABERES: IDENTIDADE E MEMÓRIA DOCENTES NOS CADERNOS REFLEXIVOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRRJFABRÍCIA VELLASQUEZ PAIVA
P129-25/08DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A DISTÂNCIARUTE ALVES DE SOUSA
P130-25/08EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTILTHABYTA LOPES REGO
P131-25/08EDUCAÇÃO E SAÚDE: POSSIBILIDADES CRIADORASLAYANE MACHADO BUOSI
P132-25/08EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO MUSEOLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEOLUCIANA PASQUALUCCI
P133-25/08EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURA EM MATEMÁTICAANA CLÉDINA RODRIGUES GOMES
P134-25/08ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O RACISMO EM SALA DE AULAMICHELLE VIVIANE GODINHO CORREA
P135-25/08ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTILVALDINEIA FERREIRA DOS SANTOS PIASSON
P136-25/08ENSINO DE CIÊNCIAS: PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, UMA ABORDAGEM COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICAJAIME MARQUES FERREIRA JUNIOR
P137-25/08ENTRE A COEXISTÊNCIA DO MITO E A REALIDADE: PRINCÍPIOS EM UMA EXISTÊNCIA EDUCACIONALADMA CRISTHINA SALLES DE OLIVEIRA
P138-25/08EPISÓDIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANGRA DOS REIS: NÃO CONTAVAM COM MINHA ASTÚCIA?MARCELO PARAISO ALVES
P139-25/08E QUANDO OS ESTUDANTES FALAM DA PRÁTICA DOCENTE?DANIELA DIESEL
P140-25/08EQUOTERAPIA: RELAÇÕES ESTABELECIDAS NOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO SOCIALJANAINA LÚCIA RODRIGUES BENTO
P141-25/08ESCOLHA DOS COORDENADORES EM MT NO ANO DE 2016: TENSÕES E CONFLITOSMÁRCIA CRISTINA MACHADO PASUCH
P142-25/08ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O DESAFIO DE FORMAR PROFESSORES A PARTIR DE CENÁRIOS INCLUSIVOSMANOEL PINÉO DE SOUSA
P143-25/08ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERCULTURALVERA REGINA SOUZA DOS SANTOS
P144-25/08ESTUDO DE NASCENTES POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DO PROJETO NOVOS TALENTOS UFMT/CAPESTHAIS COSTA BRUNELLI
P145-25/08FONOAUDIOLOGIA, EDUCAÇÃO E CONTROVÉRSIASANA KÁTIA PEREIRA PINTO
P146-25/08FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIORREGINA CÉLIA RIBEIRO LOTFFI
P147-25/08FORMAÇÃO POPULACIONAL DE GUANAMBI: RETRATOS E MEMÓRIAS ONTEM E HOJE NA SALA DE AULAJANE MARY LIMA CASTRO
P148-25/08FRACASSO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTOROSIMEIRE FARINELLI
P149-25/08GÊNERO E RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO THEREZINHA DE JESUS SIQUEIRA PIMENTEL, SANTOS (SP)CRISTIANE GIUSTI VARGAS
P150-25/08GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOMENTOS CRIATIVOS E LÚDICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORESMARIA CRISTINA SIMEONI
P151-25/08HISTÓRIAS QUE SE CRUZAM: LONGEVIDADE ESCOLAR ENTRE ALUNAS DA LICENCIATURA EGRESSAS DA EJALISMARA CRISTINA TAVARES DE PAIVA
P152-25/08IMPLANTAÇÃO DE JARDIM VERTICAL E HORTA DE PLANTAS ORNAMENTAIS, MEDICINAIS E CONDIMENTARES NUMA ESCOLA EM ITUIUTABA-MG COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALARALI APARECIDA DA COSTA ARAUJO
P153-25/08INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR: EXAME DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS DO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL NA UFPALAURA ARLENE SARÉ XIMENES PONTE
P154-25/08INFÂNCIAS E CIDADE: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOSTÚLIO CAMPOS
P155-25/08JOGOS EDUCATIVOS E APRENDIZAGEM MEDIADA PELO LÚDICO – UM ESTUDO DE CASO NO MUSEU ITINERANTE PONTO UFMGTÂNIA MARGARIDA LIMA COSTA
P156-25/08JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS PRÁTICAS CULTURAIS DA SALA DE AULADENISE ALVES DE ARAUJO
P157-25/08LEITURA NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: REVISÃO A PARTIR DA ANPED E DO ENDIPEVANESSA CRISTINA GIROTTO
P158-25/08LETRAS NO BARRO: DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITORLUCIELTON TAVARES DE ALMEIDA
P159-25/08LITERATURA POPULAR: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CULTURA E DIVERSIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO DE TIJUCAS DO SUL.RITA DAS DORES MACHADO
P160-25/08MÍDIAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTALDANIELA DIESEL
P161-25/08POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA MÍDIA: MOVIMENTOS DO COTIDIANO COMO RECURSO DIDÁTICOBRUNO RIBEIRO SALDANHA
P162-25/08NEUROCIÊNCIA X EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHANDO CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO INICIAL PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOSSALETE MARIA CHALUB BANDEIRA
P163-25/08O DIÁLOGO DE SABERES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL RIBEIRINHA NO CONTEXTO DO BAIXO AMAZONASMARIA DAS GRAÇAS PEREIRA SOARES
P164-25/08O DIREITO UNIVERSAL À EDUCAÇAO NO MÉXICO: A IMPOSSIBILIDADE DA INCLUSÃO ABSOLUTADAFNE GONZÁLEZ SOLÍS
P165-25/08O TELECENTRO NA ESCOLA INDÍGENA MUNICIPAL KANATA T-YKUA: AVANÇOS E PERSPECTIVASSANTANA ELVIRA AMARAL DA ROCHA
P166-25/08O TRABALHO DIDÁTICO DO PEDAGOGO NA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ DIANTE DA NOVA RACIONALIDADE TÉCNICA: POSSIBILIDADES E LIMITESLAURETE MARIA RUARO
P167-25/08O TRABALHO PEDAGÓGICO E A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLAGERSON LUIZ BUCZENKO
P168-25/08O USO DE DIÁRIOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: EFEITOS DE SENTIDOREJANE RIGGO DE PAULA
P169-25/08O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2015) SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR INICIANTE NA REDE ESTADUAL PAULISTAJOSÉ CARLOS CONSTANTIN JUNIOR
P170-25/08PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA: CONCEPÇÕES DE DUAS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTALALINE DIESEL
P171-25/08PROFESSORES DE BEBÊS: AFINAL, QUE DOCÊNCIA É EXERCIDA NO COTIDIANO DO BERÇÁRIO?ANDRÉA COSTA GARCIA
P172-25/08RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EMTRÊS CONTEXTOS: UM OLHAR DA PESQUISA COMPARADAGRAZIELA GIUSTI PACHANE

Realização

Patrocínio