Pôsteres 24/08

Apresentação de Pôsteres

Local: Centro de Eventos do Pantanal – Pavilhão das Nações
Acesse aqui o template para confecção do Pôster para apresentação

Localizador/Data Título do Pôster Autor
P1-24/08ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPEDIÇÃO NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULOSANDRA APARECIDA DE OLIVEIRA E SOUZA
P2-24/08INVESTIGANDO AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MOTIVADORASPATRÍCIA DE MOURA
P3-24/08O DIZER DOS ESTUDANTES SOBRE O FUTEBOL PRESENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAFABRÍCIO JOÃO MILAN
P4-24/08A ADESÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL E OS REFLEXOS NA ESCOLAROSEMEIRE SILVA RITTES
P5-24/08CURRÍCULO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAPATRICIA MURARA STRYHALSKI
P6-24/08A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE FUTUROS PROFESSORESJÉSSICA DA COSTA RICORDI
P7-24/08AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICALMARLUCE SOUZA DE ANDRADE
P8-24/08A COMPREENSÃO DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS EXPRESSAS NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO POR UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: UM OLHAR HABERMASIANODEISE APARECIDA PERALTA
P9-24/08A CRIANÇA E A LITERATURA INFANTIL: O QUE SE FAZ NA ESCOLA?GIANE ARAÚJO PIMENTEL CARNEIRO
P10-24/08A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE O APRENDIZADO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO E A CULTURA DO LAISSEZ FAIRE NAS AULAS MAURO SÉRGIO DA SILVA
P11-24/08A EPISTEMOLOGIA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICAMUNICIPAL DE ACARAPE-CEMARIA DO SOCORRO LOPES DA SILVA
P12-24/08A FIGURA DO MESTRE NA FORMAÇÃO DE SI ATRAVÉS DO CINEMALUCIANA TUBELLO CALDAS
P13-24/08A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PROFESSOR REFLEXIVO: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE DONALD SCHÖNRÚBIA EMMEL
P14-24/08A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE CONCLUINTES E EGRESSOS: INTERFACES COM A PRÁTICA PROFISSIONAL MIDIÃ OLINTO DE OLIVEIRA
P15-24/08A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO GRUPO DE TRABALHO 4 – DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002 E 2013BELARMINA VILELA CRUVINEL
P16-24/08A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA DIALÓGICAVANESSA CRISTINA GIROTTO
P17-24/08A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE PEDAGOGIASIMONE REGINA MANOSSO CARTAXO
P18-24/08A GEOGRAFIA ESCOLAR E AS COMPETÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS À DOCENCIA ANIZIA CONCEIÇÃO CABRAL DE ASSUNÇÃO OLIVEIRA
P19-24/08A GERÊNCIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO/MANAUS-AMGLENDA MARTINS MONTECONRADO
P20-24/08A INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DAS ESCOLAS DE SAMAMBAIA - DFSIMONE BRAZ FERREIRA GONTIJO
P21-24/08A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NAVAL E SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: RELATOS DOS TRABALHADORESJULIANA GUERRA VIEIRA
P22-24/08CURRÍCULO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAPATRICIA MURARA STRYHALSKI
P23-24/08CURRICULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL NA TERRA INDÍGENA SANTANA BAKAIRI/NOBRES-MTMARINILZA DE FATIMA SURUBIM
P24-24/08A INSERÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA PARA A AMPLIAÇÃO DA CULTURA DISCENTEROSINEIDE RODRIGUES MONTEIRO
P25-24/08ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PNAIC: COM A PALAVRA, A CRIANÇACARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI
P26-24/08A LÍNGUA INGLESA COMO INSTRUMENTOS DE TRABALHO: AS VOZES DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO. MAURIVAN BARROS PEREIRA
P27-24/08AMAZONOLOGIA EM DEBATE: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PIBID PEDAGOGIA/NEAD/UFMTGLAUCE VIANA DE SOUZA TORRES
P28-24/08A MULTIDIMENSIONALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEMPORANEA NOS DIFERENTES CAMPOS: O CURRÍCULO E A DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO MILITAR NO TOCANTINSJOSE DAMIAO TRINDADE ROCHA
P29-24/08A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAJOÃO LUIZ GASPARIN
P30-24/08A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO: CENAS DE LUZIÂNIAALEIR FERRAZ TENÓRIO
P31-24/08A PERCEPÇÃO DOCENTE E GESTORA A RESPEITO DA SUPERVISÃO DE ENSINO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTAELIJANE DOS SANTOS
P32-24/08A PESQUISA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS FINS DA EDUCAÇÃOTELMA ROMILDA DUARTE VAZ
P33-24/08A PRÁTICA PEDAGÓGICA COLABORATIVA: PESQUISA-AÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIORSOFIA MARIA DE ARAUJO RUIZ
P34-24/08A PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA NA CIBERCULTURAADEMILDE SILVEIRA SARTORI
P35-24/08A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: RELATOS DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL.JOSANE DO NASCIMENTO FERREIRA
P36-24/08APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA A PARTIR DO CONCEITO DE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UM ESTUDO DO CONCEITO DE FRAÇÃO COM PROFESSORES DE QUARTOS E QUINTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTALLIDIANE CHAVES ZEFERINO
P37-24/08APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS – UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INOVADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESSILVANA NEUMANN MARTINS
P38-24/08APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: RELAÇÃO COGNIÇÃO E AFETIVIDADELUCIANA RÖDER
P39-24/08A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO TEÓRICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADE DE ENSINO E O SENTIDO DO MATERIAL DIDÁTICOIRAJI DE OLIVEIRA ROMEIRO
P40-24/08A REPRESENTAÇÃO EDUCATIVA DA BIBLIOTECA ESCOLARREJANE SALES DE LIMA PAULA
P41-24/08AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL GISELE CARVALHO LOMEU
P42-24/08AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLADIEGO DE SOUZA MOREIRA
P43-24/08AS IMPLICAÇÕES DO CURRÍCULO NA (AUTO)FORMAÇÃO E DIDÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTESJOELSON DE SOUSA MORAIS
P44-24/08ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURALORLANDO FERNÁNDEZ AQUINO
P45-24/08AS REDES SOCIAIS E AS INFLUÊNCIAS QUE CAUSAM NO COMPORTAMENTO DOS JOVENS NA ESCOLASANDRA ALBANO DA SILVA
P46-24/08AS RODAS DE LEITURA COMO EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DO LEITORSORAYA FERREIRA POMPERMAYER
P47-24/08AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTILALINE ZORZI SCHULTHEIS DE FREITAS
P48-24/08AS TEMÁTICAS PRIVILEGIADAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE DIDÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE (2004-2010)ADRIANA RODRIGUES
P49-24/08ATIVIDADES E PRÁTICAS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTALALEXANDRA MAZEI SILVA
P50-24/08ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA E OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS EM SUA FORMAÇÃO.SEBASTIANA CECI SOUSA
P51-24/08A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO COMO MEIO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA ACESSÍVEL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO CURSO DE PEDAGOGIA, CAMPUS PORTO VELHOREJANE SALES DE LIMA PAULA
P52-24/08AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ATITUDINAISSANDRA REGINA SOARES
P53-24/08AVALIAÇÃO EXTERNA SAERJ: IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMALINE DE ALVERNAZ BRANCO FERRAZ
P54-24/08BANCO DE DADOS: UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃOVICTOR BARROS COCH
P55-24/08CURRÍCULO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAPATRICIA MURARA STRYHALSKI
P56-24/08CULTURA ESCOLAR, O MÉTODO DE ENSINO MÚTUO E AS ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADASEDNA VAZ DE ANDRADE
P57-24/08COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DE ENSINO PARA O ENSINO DE CIÊNCIASLAURA DA SILVA RAMOS
P58-24/08CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICACLARA ZANDOMENICO MALVERDES
P59-24/08CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SILVIA CINELLI QUARANTA
P60-24/08CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES E PESQUISA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A DIDÁTICA MARIA EDUARDA HOJNACKI COSTA
P61-24/08CONTEXTOS E CIRCUNSTÂNCIAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO INICIALTERESA CHRISTINA TORRES SILVA HONÓRIO
P62-24/08CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL-PROFISSIONAL DE DOCENTES SUPERVISORESLOURENILSON LEAL DE SOUSA
P63-24/08COTIDIANO ESCOLAR E CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS: NEGOCIAÇÃO E TESSITURARAFAEL MARQUES GONÇALVES
P64-24/08CRECHE UNIVERSITÁRIA: REVENDO IMAGENS, CONTANDO A HISTÓRIAMARIA VITORIA DA SILVA
P65-24/08CULTURA LÚDICA E CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM MÚSICALUIZ ANTONIO BATISTA LEAL
P66-24/08CULTURA ESCOLAR, O MÉTODO DE ENSINO MÚTUO E AS ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADASEDNA VAZ DE ANDRADE
P67-24/08A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES FORMADORES DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICAAMANDA APARECIDA ROCHA MACHADO
P68-24/08AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOSANDRESSA FARIAS VIDAL
P69-24/08ENSINO MÉDIO INTEGRADO E EDUCAÇÃO PROFISSIONALFABRÍCIO RAMOS DO NASCIMENTO
P70-24/08REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS E CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRASFERNANDA DE ARAÚJO FRAMBACH
P71-24/08A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR – ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA –PIBIDRENATA LOPES DA SILVA
P72-24/08CURRÍCULO DE BIOLOGIA PARA EJA: AVALIANDO QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTELUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA
P73-24/08A AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁRIO DE BORDOPRISCILA XIMENES SOUZA DO NASCIMENTO
P74-24/08ABRINDO ESPAÇO NA ROTINA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA)PATRICIA DE BURLET
P75-24/08A BUSCA DA QUALIDADE DE ENSINO MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DAS ESCOLAS, COMO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, SÃO IMPORTANTES EIXOS DA POLÍTICA EDUCACINILZA APARECIDA LOPES ALVES
P76-24/08ACEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO EDUCATIVOSIMONE ALVES CASSINI
P77-24/08TORNAR-SE DOCENTE: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFPIPATRICIA SARA LOPES MELO
P78-24/08A CRIAÇÃO DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR FAVORECE A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES?DANIELLE AGUIAR FINI
P79-24/08A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL KELEN DOS SANTOS JUNGES
P80-24/08A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSANA CARLA RAMALHO EVANGELISTA LIMA
P81-24/08A DOCENCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM OFÍCIO PRODUTOR DE MESTRES NO ENSINO E NAS PROFISSÕES.LINA MÁRCIA DE CARVALHO DA SILVA PINTO
P82-24/08A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL: MARCOS SIGNIFICATIVOS DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVAROSANA APARECIDA DA CRUZ
P83-24/08A EMPIRIA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTEDEISE RAMOS DA ROCHA
P84-24/08A ESCOLA COMO CAMPO DE APRENDIZAGEM: ANALISANDO OS REFLEXOS DA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E CRECHE E OS IMPACTOS DESSE PROCESSO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTILMARCIA REGINA ONOFRE
P85-24/08A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/ASMARIA PERPETUA DO SOCORRO BESERRA SOARES
P86-24/08A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS LEGAIS E A REALIDADE DA PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PRBRUNA CAROLINE CAMARGO
P87-24/08A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE REVELAM OS PROFESSORES?ELIANE GUIMARÃES DE OLIVEIRA
P88-24/08A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO RELIGIOSOROSÂNGELA RAMOS ROLDAN
P89-24/08A FORMAÇÃO INICIAL E UMA POSSÍVEL AMPLIAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE “SER PROFESSOR”CAMILA LIMA MIRANDA
P90-24/08A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE À ESCOLA, UM RELATO DE EXPERIÊNCIARENATA AMANDA SANTOS LUSTOZA
P91-24/08 A IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERALDANYELA MARTINS MEDEIROS
P92-24/08A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIORELCI NILMA BASTOS FREITAS
P93-24/08A INSERÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE NO CONTEXTO ESCOLAR POR MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICODANIELLA CRISTINI FERNANDES DA SILVA
P94-24/08A LEI 10.639/03, OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O ENSINO: CONTEXTOS ARTICULADOSGUILHERME DO NASCIMENTO PEREIRA
P95-24/08A LEI 11.892/2008 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ LORENA DOMINIQUE VILELA FREIBERGER
P96-24/08A LÓGICA DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS NA ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA: O CASO DO CURRÍCULO MÍNIMO DA SEEDUC-RJ PARA O SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTALPHELIPE FLOREZ RODRIGUES
P97-24/08AMBIÊNCIA DAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOSALINE PERINELLI FUZETE
P98-24/08AMPLIAÇÃO DO FRAMEWORK DE AVALIAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO: UM OLHAR PARA A EXPERIENCIA DOCENTECAMILA OLIVIERI IGARI
P99-24/08ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES DE BIOLOGIA QUE ATUAM NA EJAMANUELA GOMES BOMFIM
P100-24/08A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA A DISTÂNCIA UAB/IFMT SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMANDRÉIA ANDREÓLI SILVESTRE
P101-24/08A POLÍTICA CURRICULAR DO ESTADO DO MATO GROSSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO GOVERNO PEDRO TAQUES(2015-2017): QUE SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA?THAIS SILVA VERÃO THEODORO
P102-24/08A PRÁTICA DIDÁTICA E PEDAGÓGICA DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRALNADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES
P103-24/08A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES EGRESSOS DO PIBID: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃOIVO BATISTA CONDE
P104-24/08A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR A PARTIR DE UMA LEITURA INTERDISCIPLINARGESILANE DE OLIVEIRA MACIEL JOSÉ
P105-24/08A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA QUESTÃO DE MEDIAÇÃP PEDAGÓGICAJOSEFA SÔNIA PEREIRA DA FONSECA
P106-24/08A PRECARIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E OS FUNDAMENTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO ANTONIA SOLANGE PINHEIRO XEREZ
P107-24/08APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃOLEISE CRISTINA BIANCHINI
P108-24/08A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE REVELAM OS ARTIGOS DOS PAINÉIS DOS ENDIPES DE 2000 A 2012LILIANE DIAS HERINGER CASOTTE
P109-24/08A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UM RECORTE SÓCIO HISTÓRICO DE SUA CONSTITUIÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAISMARCIA HELENA GEMAQUE DE SOUZA
P110-24/08A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL DE MATO GROSSO E SUAS CONVERGÊNCIAS COM AS BASES LEGAISKLEBER GONÇALVES BIGNARDE
P111-24/08APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE CURRÍCULO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROFISSÃO DOCENTE: CAMINHOS TRILHADOS PELA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PIBIDFERNANDA SOUZA
P112-24/08AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAJESSICA CRISTINA DE CARVALHO MARTINS
P113-24/08AS DCNEM E O NOVO OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO SHIRLEI DE SOUZA CORRÊA
P114-24/08AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DO GRANDE ABC E O DESEMPENHO ESTUDANTILNONATO ASSIS DE MIRANDA
P115-24/08AS IMPLICAÇÕES SOBRE A CONDIÇÃO DE SER DO GÊNERO MASCULINO NO CURSO DE PEDAGOGIAFERNANDO SANTOS SOUSA
P116-24/08AS LICENCIATURAS NOTURNAS NA UFV: O MAPEAMENTO DOS ALUNOS DA TURMA DE 2012JÚLIA DA SILVA RIGO
P117-24/08ASPECTOS E TENDÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROSSÉRGIO FABIANO ANNIBAL
P118-24/08AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E SUA PRÁXIS NO COTIDIANO DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTETÂNIA DA COSTA FERNANDES
P119-24/08ATOS DE CURRÍCULOS NO CENÁRIO DA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOSALINE DAIANE NUNES MASCARENHAS
P120-24/08AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEPÇÕES NATURALIZADASVICTOR DOS SANTOS MORAES
P121-24/08AVALIAÇÃO EXTERNA DO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO DE RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS PARA A QUALIDADE DO ENSINO.LUCIANA SCHROEDER DOS SANTOIS
P122-24/08AVALIAÇÃO EXTERNA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ESTREITAMENTO CURRICULAR E TREINAMENTO COMO METODOLOGIA DOCENTE MARIA SIMONE FERRAZ PEREIRA MOREIRA COSTA
P123-24/08AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJCLAUDIA CLARO CHAVES DE ANDRADE
P124-24/08BALANÇO DO PIBID PEDAGOGIA EAD-UFSCAR: PROCESSOS FORMATIVOS E IMPACTO NAS ESCOLAS PARTICIPANTESMARCIA REGINA ONOFRE
P125-24/09CARTOGRAFIA DA PROFISSÃO DOCENTE DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA: CENAS DA EDUCAÇÃO SEXUALROBERTO SANTOS TEIXEIRA FILHO
P126-24/08CARTOGRAFIA DA PROFISSÃO DOCENTE DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE PIEMONTE DA DIAMANTINA DO ESTADO DA BAHIA: ACHADOS DA PESQUISAANA LÚCIA GOMES DA SILVA
P127-24/08COMO APLICAR DIDÁTICAS CONSIDERANDO PROCESSOS COGNITIVOS DE APRENDER DOS UNIVERSITÁRIOS SURDOSMARIA GORETE DE MEDEIROS
P128-24/08CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: ALGUMAS REFLEXÕES MATEUS DE MOURA OLIVEIRA
P129-24/08CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTILCIRCE MARA MARQUES
P130-24/08CORPOS DISSIDENTES ÀS NORMAS BINÁRIAS DE GÊNERO: (RE)EXISTÊNCIA À NORMALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLARSANDRO PRADO SANTOS
P131-24/08A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE COLÉGIOS ESTADUAIS PARANAENSESSILMARA DE OLIVEIRA GOMES PAPI
P132-24/08OS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ARTEFATOS DIDÁTICOS FAVORECEDORES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVASCLAUDETE DA SILVA LIMA MARTINS
P133-24/08A BIBLIOTECA ESCOLAR DO TRABALHO NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPOMARCOS GEHRKE
P134-24/08A CULTURA CORPORAL DO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCCARLOS ALEXANDRE HOLANDA PEREIRA
P135-24/08A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E AS PRÁTICAS DE ENSINO: REFLEXÕES NO CONTEXTO SOCIALALINE ARANTES DO NASCIMENTO
P136-24/08A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPEERIÊNCIA NO CIEJAJACQUELINE CRISTINS JESUS MARTINS
P137-24/08A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC): UMA REFLEXÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICALIERGINA PEDROSA ALVES E SILVA
P138-24/08A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS: NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA?FABIANE LOPES DE OLIVEIRA
P139-24/08A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CIDADÃ NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EXPERIÊNCIADA NO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO COMUNITÁRIOANA PAULA FLIEGNER DOS SANTOS
P140-24/08A HOMOFOBIA COMO PRÁTICA DE EXCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BELÉMADRIANE GIUGNI DA SILVA
P141-24/08A INCLUSÃO EVIDENCIADA ATRAVÉS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONALDAVID DE ABREU ALVES
P142-24/08A INSERÇÃO DE EGRESSO/A DA EJA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NA BAHIA: A SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO DO/A PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DESSE SUJEITO.NEILTON CASTRO DA CRUZ
P143-24/08A LITERATURA NA ESCOLA: TENSÕES ENTR EO CURRÍCULO E AS PRÁTICAS COTIDIANASPATRÍCIA APARECIDA DO AMPARO
P144-24/08APLICAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS SOBRE BIOMAS BRASILEIROS E CADEIAS ALIMENTARES COM ALUNOS DO 6O ANO DO ENSINO FUNDAMENTALBRUNA LIMA ROCHA
P145-24/08A QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ALUNO PORTADOR DE TRASNTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SANTOSCRISTIANE AMARO DA SILVA
P146-24/08A REPRESENTAÇÃO E A COMPREENSÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO MUSEU ITINERANTE PONTO UFMGLARA MUCCI
P147-24/08ARTE DIGITAL: EXPERIMENTAÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAISLUIZ GUILHERME AUGSBURGER
P148-24/08AS ABORDAGENS ÉTNICO-RACIAS NA EJA JUVENIL: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE JOVENS NEGROS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLATHIANA DO EIRADO SENA DE SOUZA
P149-24/08AS PERSPECTIVAS DE UMA PEDAGOGIA INTER/MULTICULTURAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTILSIMONE DE JESUS SENA DA SILVA SOUSA
P150-24/08AS POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA E PARA PESQUISA A PARTIR DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMMARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
P151-24/08AS PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA RODA DE CONVERSA COM OS PROFESSORES DA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.BIANCA VIANA SANTOS SOUZA
P152-24/08AS PRÁTICAS DOCENTES E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURARITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS
P153-24/08AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS TRABALHOS DE POLÍCIA COMUNITÁRIA DA PMMTNÁGILA DE MOURA BRANDÃO
P154-24/08AS TRAJETÓRIAS DOS EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: TRABALHO OU UNIVERSIDADE?DANILO JOSÉ FERREIRA
P155-24/08AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORS INDÍGENASJOSIANI MENDES SILVA
P156-24/08BRINQUEDOTECA: A PRÁTICA LÚDICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALMARIA CRISTINA TROIS DORNELES RAU
P157-24/08CARTOGRAFIA POLÍTICA DA SITUAÇÃO DE RUA EM CUIABÁ – PROJETO RUAÇÃO 2016-2018ELIETE BORGES LOPES
P158-24/08CENAS DA EDUCAÇÃO NA ROÇA: PRÀTICAS PEDAGÒGICAS E LETRAMENTO NAS MEMÒRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADASEDILANGE BORGES DE SOUZA
P159-24/08CINEMA, DIVERSIDADE E EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE: DIÁLOGO POSSÍVEL.MARISTELA ROSSO WALKER
P160-24/08COLETIVO FEMINISTA MAIS QUE AMÉLIAS: AÇÕES EDUCATIVAS PELA IGUALDADE DE GÊNERO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.FRANCIÉLI ARLT LOPES
P161-24/08COMUNIDADES QUILOMBOLAS: DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLADALVA DE ARAÚJO MENEZES
P162-24/08CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVABÁRBARA MERCEDES SANTIAGO FERREIRA
P163-24/08CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO CURRÍCULO: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E ATENÇÃO AO CONTEXTO DOS ALUNOSISABELA BILECKI DA CUNHA
P164-24/08CONTRUÇÃO E (RE) SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DO USO DO BLOGMARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
P165-24/08O USO DO HEURÍSTICO DA CODOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICAGLAUCO DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA
P166-24/08O VÍDEO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EADMARCOS DE ALMEIDA RUBIA
P167-24/08PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADATARCYLA COELHO DE SOUZA MARINHO
P168-24/08PADRE ANTONIO VIEIRA: UMA INTERFACE ENTRE A LITERATURA E A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADERAIMUNDA DE FÁTIMA NEVES COÊLHO
P169-24/08SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PONDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICASROZILENE DA COSTA BATISTA
P170-24/08PROJETO TELEJORNAIS - UMA PRÁTICA DE ENSINO SOB A PERSPECTIVA DO CONECTIVISMOELISABETE PENZ BEUREN
P171-24/08SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA E PRÁTICAS AVALIATIVAS: REPRESENTAÇÕES, JUVENTUDE E CIBERCULTURAFAUSTA PORTO COUTO

Realização

Patrocínio