Normas

 Normas para inscrição de trabalhos

As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas exclusivamente on line. Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos, sendo um na condição de primeiro autor e outro na condição de coautor, independentemente da modalidade escolhida. Se um participante submeter mais trabalhos do que o número permitido, serão considerados apenas os dois primeiros trabalhos submetidos para parecer. Cada trabalho só poderá possuir, no máximo, três autores. Todos os autores deverão estar inscritos e ter realizado o pagamento da taxa de inscrição do evento. O pagamento da inscrição não garante a aprovação do trabalho e o valor não será devolvido em hipótese alguma. A língua oficial do evento é o português, mas serão também aceitos trabalhos em espanhol. A avaliação dos trabalhos será realizada por dois pareceristas ad hoc na condição de duplo cego, garantindo anonimato entre pareceristas e autores. A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às exigências de formatação para a Comissão Científica. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento a partir de 08 de agosto de 2016. As cartas de aceite serão enviadas até 45 dias antes do evento. Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital e indexado.

Organização dos trabalhos em todas as categorias
O trabalho proposto pelo(s) autor(es) deve estar articulado a um dos Eixos Temáticos e respectivos subeixos do evento, devendo explicitá-los na ficha de envio. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de:

Painéis (comunicação oral) – comunicação coordenada e organizada pelos expositores, em torno de uma temática, contendo três trabalhos diferentes decorrentes de pesquisas concluídas, com duração de 90 minutos;

Pôsteres: resultados de trabalhos em andamento que apresentem análises parciais consistentes, organizados em uma sessão de 45 minutos

  1. Painéis (comunicação oral)
    O painel deve se vincular a um dos Eixos Temáticos e respectivos subeixos do evento. A articulação e a coordenação do painel serão de responsabilidade de um dos expositores. Os autores dos painéis podem ser da mesma instituição ou de instituições diferentes. Todos os participantes do painel deverão efetuar o pagamento de sua inscrição no evento.
  • Formatação do Painel
    Os proponentes apresentarão propostas completas de painéis, uma vez que a Comissão Organizadora não irá estruturar painéis a partir de propostas individuais. As propostas devem ser encaminhadas pelo coordenador do painel, que deverá criar um título pertinente aos três trabalhos que o compõem.
  • Duração do painel: 90 minutos.
    A estrutura do Painel deve conter: título e resumo geral do painel com três palavras-chave; três textos com respectivos resumos dos diferentes proponentes;
    A apresentação de cada trabalho deverá ser sistematizada em 20 minutos. Deverão ser dedicados 30 minutos finais para debate dos trabalhos entre os participantes.
  • Formatação dos textos que acompanham o painel para publicação  
    O texto de cada participante do painel deverá ter formato de artigo, com problema de pesquisa, sua hipótese (se necessário), objetivos, procedimentos metodológicos, discussão e resultados, considerações finais e referências, estruturado de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
    • O resumo geral do painel e de cada texto dos participantes deve conter de 250 a 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final três palavras-chave, Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12.
  • Digitação e Formatação dos Trabalhos do Painel
    Os três trabalhos que compõem o PAINEL deverão ser organizados em arquivo independentes, conforme instruções que se seguem:
    • Programa: WORD FOR WINDOWS;
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
    • Papel tamanho A4;
    • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
    • Margem esquerda e direita com 3 cm;
    • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
    • Espaçamento entre parágrafos: nenhum;
    • Alinhamento: Justificado;
    • Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de oito (8), máximo de doze (12 páginas);
    • Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado. (máximo 15 palavras.)
  • Referências e anexos: 
    • As citações e Referências devem seguir as normas da ABNT NBR: 10520 e NBR: 6023
    • Não utilizar notas de rodapé (utilizar nota de final de texto);
    • As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
    • Caso haja ilustrações como quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias, desenhos etc.) estes devem vir no corpo do texto, com legendas explicativas na margem superior da ilustração, e com indicação de fonte na margem inferior, ambos com fonte de letra tamanho 10.
ATENÇÃO: Deverão ser encaminhados dois arquivos para cada painel: um com a extensão pdf (sem identificação dos autores e instituições) e outro em doc/docx, que deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a(s) instituição(ões) com alinhamento à direita.
  1. Pôsteres
    O pôster  deve se vincular a um dos Eixos Temáticos e respectivos subeixos do evento.  O texto elaborado pelo(s) autor(es) deverá ser trabalho com resultados consistentes.
  • Formatação do Pôster
    A estrutura do texto para Pôster deve conter: título, resumo e  três  palavras-chave (baixe o template aqui).
    Os pôsteres serão organizados em sessão de 45 minutos. Período no qual os autores farão suas apresentações.
  • Formatação dos textos que acompanham o pôster para publicação nos anais do evento
    O texto do pôster deverá ter formato de artigo, com problema de pesquisa, sua hipótese (se necessário), objetivos, procedimentos metodológicos, discussão e resultados, considerações finais e referências, estruturado de 3 (três) a 5 (cinco) páginas, incluindo as referências bibliográficas. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:
    O resumo do pôster deve conter entre 250 a 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final, três palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12.
  • Digitação e Formatação do Artigo do Pôster
    O artigo do PÔSTER deverá seguir  as instruções abaixo:
    • Programa: WORD FOR WINDOWS;
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
    • Papel tamanho A4;
    • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
    • Margem esquerda e direita com 3 cm;
    • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
    • Espaçamento entre parágrafos: nenhum;
    • Alinhamento: Justificado;
    • Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de três (3), máximo de cinco (5) páginas;
    • Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado. 
  • Referências e anexos:
    • As citações e Referências devem seguir as normas da ABNT NBR: 10520 e NBR: 6023
    • Não utilizar notas de rodapé (permitida nota de final de texto);
    • As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
    • Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias, desenhos etc.) devem vir após as referências, com indicação de fonte (quando for o caso).
  • Normas para confecção do pôster (lona/banner):

O Pôster deverá ser impresso em lona, com tamanho de 1,20m de altura X 90cm de largura, e conter:

a) título centralizado com letras maiúsculas e em negrito (Fonte: Arial ou Times New Roman.Tamanho: 72);

b) identificação dos autores centralizados, seguidos das respectivas instituições (Fonte: Arial ou Times New Roman.Tamanho: 36);

c) introdução com problema, objetivo e metodologia; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito.Tamanho: 30/ Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman.Tamanho: 30)

d) discussão dos resultados; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito.Tamanho: 30/ Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman.Tamanho: 30)

e) conclusão; (Títulos – Fonte: Arial ou Times New Roman. Negrito.Tamanho: 30/ Texto – Fonte: Arial ou Times New Roman.Tamanho: 30)

f) referências (Fonte: Arial ou Times New Roman.Tamanho: 30).

Clique aqui para ter acesso ao template/modelo para confecção do seu pôster para o Endipe 2016.

ATENÇÃO:  Deverão ser encaminhados dois arquivos para cada pôster (artigo): um com a extensão pdf (sem identificação dos autores e instituições) e outro em doc/docx, que deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a(s)instituição(ões) com alinhamento à direita.

 Observações Gerais

a) Os trabalhos que não atenderem às normas serão automaticamente eliminados pela comissão organizadora;

b) O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es);

c) A taxa de inscrição deverá ser paga por todos os autores e coautores, sendo a mesma cobrada individualmente por autor e coautor(es), e não por trabalho;

d) A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese nenhuma.

e) A ordem de inclusão dos nomes dos autores no sistema de submissão será utilizada para o certificado e publicação nos Anais, não podendo ser alterada.

DATAS IMPORTANTES

15/03/2016 – Prazo final para pagamento de inscrição com submissão de trabalhos.

18/03/2016 – Prazo final para envio de trabalhos

29/02/2016 – Prazo final para pagamento de inscrição com submissão de trabalhos.

03/03/2016 – Prazo final para envio de trabalhos

15/04/2016 – Divulgação dos resultados

15/04 a 20/04/2016 – Ressubmissão dos trabalhos aprovados com ressalva

06/05/2016 – Divulgação dos resultados

20/05/2016 – Divulgação dos resultados

15/06/2016 – Divulgação dos resultados dos trabalhos ressubmetidos

23/05 a 29/05/2016 – Ressubmissão dos trabalhos aprovados com ressalva

30/05 a 10/06/2016 – Divulgação dos resultados

10/06 a 15/06/2016 – Ressubmissão dos trabalhos aprovados com ressalva

30/06/2016 – Divulgação dos resultados dos trabalhos ressubmetidos

 

Lançamento de livros

O lançamento de livros é reservado apenas aos participantes inscritos no XVIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Poderão ser inscritos livros inéditos ou publicados nos últimos doze meses (a partir de agosto de 2015), com temáticas afins ao evento.

As propostas de lançamento devem ser enviadas para o e-mail endipe2016.livros@gmail.com com os seguintes arquivos:

  • Fotografia da capa em JPEG
  • Arquivo em pdf com título, nome dos autores, resumo de até 500 palavras, e até 3 palavras-chave
  • Ficha catalográfica (.doc, .docx ou .pdf)

Obrigações do autor

Os autores que tiverem proposta de lançamento aprovada deverão estar presentes no evento para a participação na exposição, na hora e local determinado pela organização do evento.

O autor será responsável pelo transporte dos livros até o local do evento, a acomodação dos mesmos no local previamente estipulado pela organização do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino e também pela retirada do material ao término da atividade.

Deverá permanecer no local junto aos livros durante toda a atividade para interação com os demais participantes do evento.

A comercialização dos livros é de inteira responsabilidade do autor, podendo ele contar com o suporte de um livreiro, livraria ou editor, desde que a empresa esteja participando do XVIII Endipe como expositor.

Obrigações da organização do evento

O evento divulgará no site a programação do lançamento de livros. O autor terá direito a 01 mesa com 01 cadeira. Placa de identificação com nome do livro e nome do autor.

 

Realização

Patrocínio