Eixos Temáticos

Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo:
cenas da educação brasileira

Eixo Temático 1

Didática e prática de ensino: desdobramentos em cenas na educação pública

Coordenadoras: Katia Morosov Alonso e Dejacy Arruda Abreu

Ementa geral: Os pressupostos teóricos e práticos da Didática e os saberes necessários à docência no cotidiano escolar; A multidimensionalidade da prática pedagógica nos diferentes campos de conhecimento; Resgate histórico-crítico da educação brasileira: trajetória e seus desdobramentos nas práticas de ensino frente aos desafios da contemporaneidade; Formação inicial de professores e a reconfiguração das relações do trabalho na escola pública; Educação Básica e aprendizagens: sistematização do conhecimento, inteligência, e sociabilidade; Produção do conhecimento escolar e a (re)formulação de propostas educacionais inovadoras; Inserção da cultura didática digital na escola pública; Sobre novos e outros fazeres docentes e discentes.

Subeixo 1 – Didática: relação teoria/prática na formação escolar

Ementa: Educação como direito público e bem social; Educação formal: o saber científico como produção social e herança cultural; A escola e a formação humana. Práticas pedagógicas e concepções de novas culturas escolares; Saberes necessários e as novas modalidades de formação de professores nos cursos de Licenciatura; Os conhecimentos básicos para o exercício da docência: profissão e organização do trabalho pedagógico; Práticas e estágios na Pedagogia: fragilidades constantes e urgências da formação.

Subeixo 2 – Práticas pedagógicas: constituição da docência em outros olhares  

Ementa: Profissionalização docente: teias, tramas e nexos; Interesses, percursos e discursos sobre a formação; Ações didático-pedagógicas integradoras; Processos didáticos na formação de professores – relação teoria e prática; Currículo, projeto pedagógico e práticas docentes; Ciência e tecnologia: integração e práticas escolares; As novas ecologias cognitivas e as escolas; Tecnologias digitais: perspectivas contemporâneas para a didática e prática de ensino; O professor e a cultura digital: ser ou não ser.

Subeixo 3 – Modos do ensinar e aprender em experiências

Ementa: Os conhecimentos historicamente construídos: digressões, inovações e superações do saber instituído; O papel do professor e as novas subjetividades; Utilização de redes telemáticas e sociais com diferentes escolas; Comunicação em rede: os novos desafios éticos e estéticos; Professores e alunos em participação e ativismo social: a função (re)criadora das TDIC;  O fazer pedagógico: a indissociabilidade teoria/prática na escola contemporânea; A reinvenção da escola: vozes, desejos e os traços do novo.   

Eixo Temático 2

Didática, profissão docente e políticas públicas

Coordenadores: Kilwangy kya Kapitango-a-Samba   

Ementa geral: Trabalhos provenientes de pesquisas e estudos acerca da Didática e sua relação com as experiências educativas, saberes docentes nas Escolas e Universidades, bem como, referentes ao estudo das políticas públicas educativas, em especial políticas da profissão docente, considerando temáticas referentes à formação continuada/desenvolvimento profissional, carreira, valorização docente, currículo e avaliação, sempre fazendo aproximações com a didática.

Subeixo 1 – Didática, saberes e experiências formativas nos diferentes níveis educativos

Ementa: Presença, estatuto e contribuições da Didática nas experiências educativas nos contextos escolares e universitários e alternativas metodológicas inovadoras (ensino-aprendizagem baseada em investigação, teoria de atividade, uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Contínua Docente, simulação/demostração de experimentos pedagógicos, etc.), considerando a interrelação entre a Didática e os Saberes Docentes.

Subeixo 2 – Didática, currículo e avaliação

Ementa: Aproximações e distanciamentos entre Didática, Currículo e Avaliação da aprendizagem, do desempenho profissional e institucional, considerando a complexidade dos processos educativos e o papel da Didática na implementação do currículo e dos sistemas de avaliação em larga escala.

Subeixo 3 – Políticas públicas, formação continuada/desenvolvimento profissional docente

Ementa: Papel e contribuição das políticas educativas de formação/desenvolvimento profissional e valorização docente no contexto da Escola e da Universidade. Experiências em políticas de formação continuada no Brasil.

Eixo Temático 3

Didática e prática de ensino nas diversidades educacionais

Coordenadoras: Regina Aparecida da Silva e Michelle Jaber

Ementa geral: Discussões acerca das diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nas diretrizes curriculares, nos projetos pedagógicos, nas práticas docentes e nas diversidades educacionais em espaços escolares e não escolares, considerando seus aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, etc.. Temas relacionados a diversidades, inclusão, multiculturalismo, direitos humanos, educação ambiental, do campo, indígena, quilombola, étnica-racial, de jovens e adultos, inclusiva, diálogos de saberes, tradução, interdisciplinaridade, dentre outros. Interfaces entre comunicação, escola e comunidade.

Subeixo 1 – Didática e prática de ensino nos diálogos de saberes, currículos e culturas

Ementa: A relação dos saberes pedagógicos, conceituais, curriculares e metodológicos nos processos de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não-escolares, articulando cultura, multiculturalismo e diálogos de saberes no contextos da educação indígena, quilombola, étnica-racial, do campo, etc.

Subeixo 2 – Didática e prática de ensino na inclusão e no reconhecimento de saberes

Ementa: As reflexões sobre a práxis pedagógica no reconhecimento do papel transformador e emancipatório de uma educação cidadã, responsável, crítica e participativa na promoção da educação inclusiva, da educação de jovens e adulto, da educação ambiental, educação em direitos humanos e da Terra e da educação popular.

Subeixo 3 – Didática e prática de ensino nos desafios e nas criações do contemporâneo

Ementa: Os desdobramentos dos campos epistemológicos e curricular da didática e da prática de ensino no que se referem aos desafios e criações da contemporaneidade como cidadania, gênero, sexualidade, educomunicação, didática da tradução e da diferença.

Instruções Gerais

A Secretaria Executiva do XVIII ENDIPE receberá trabalhos nas categorias painel (comunicação oral) e pôster.

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