Começa em Cuiabá maior encontro de pesquisadores de educação do país

O Endipe 2016 começa na noite desta terça-feira (23.08), às 19 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). Mais de três mil pessoas são esperadas para o encontro que ocorre até sexta-feira (26.08).

Uma programação intensa com 30 simpósios, quase 300 painéis, 500 apresentações de pôsteres, conferências e lançamento de livros e uma feira de livros com estandes de  várias editoras.

Professores, pesquisadores e estudantes vão lotar o Centro de Eventos do Pantanal para explorar durante os quatro dias a gama de conteúdo que estará espalhada pelas diversas salas. Nos três dias, de 24 a 26 de agosto, a partir das 8h30 começam os Simpósios, distribuídos de acordo com o eixo temático. O participante deve se orientar, com base na programação, para definir quais temas acompanhará. Logo após os simpósios começam as sessões de painéis, das 10h40 às 12h30 com intervalo para o almoço e continua no período da tarde, a partir das 13h20, com novas sessões de painéis que transcorrem até 19h20.

As sessões de pôsteres serão realizadas das 18h20 às 19h20 e em seguida, às 19h30 começam as conferências ou sessões especiais. A previsão de encerramento da programação é para 21h30.

Dividida em três eixos temáticos, a programação contém uma diversidade de assuntos que serão debatidos como: educação em tempo integral, educação no cárcere, a adesão da família no processo educacional e os reflexos na escola, a pesquisa, formação de professores e os fins da educação. A matemática está muito presente nos temas de trabalhos a serem apresentados, inclusive tem um livro sobre o tema a ser lançado.

Nos pôsteres e painéis ainda serão abordados temas como ‘as redes sociais e a influência que causam no comportamento dos jovens na escola’, educação a distância, formação docente: o chão da escola como formativo entre saberes e fazeres.

Um dos trabalhos vai falar sobre Desafios da Docência: um olhar sobre a Educação Básica segundo os professores da Escola Estadual 19 de Maio, de Alta Floresta( MT).

O Endipe é realizado há 37 anos no Brasil e começou em 1979 com o primeiro Encontro Nacional de Prática de Ensino, em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Idealizado por um grupo de professores das maiores universidades do país ganhou força e hoje é considerado um dos maiores encontros de educação do Brasil. Pela primeira vez é realizado em Mato Grosso, as demais edições foram sediadas em estados das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e por duas vezes ocorreu em Goiânia (GO) região Centro Oeste.

ENDIPE 2016 – Uma realização da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Instituto de Educação – Grupo de Pesquisa Estudos de Filosofia e Formação (EFF) e Fundação Uniselva. Com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia (Secitec). O evento conta também com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.