MENU
:: Principal
:: Conteúdos
:: Atualidades
:: Cotidiano
:: Curiosidades
:: Dicas (Professores)
:: Bibliografias
ESPAÇO DO ALUNO
:: Fórum
:: Bate-papo
:: Downloads
:: Teste
SOBRE A PÁGINA
:: Apresentação
:: Equipe
FALE CONOSCO
:: Mande suas sugestões, dúvidas e críticas.
::
 

 

 

 

 

 

Células Animal e Vegetal 

Célula Animal - clique na célula para ver detalhes 

Célula Vegetal - clique na célula para ver detalhes 

Imagens retiradas do site: www.thelifewire.com

As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos como a estrutura molecular da membrana plasmática e de várias organelas, e são semelhantes em mecanismos moleculares  como a replicação do DNA, a transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias.

A presença de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal.

A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência as plantas. O vacúolo é uma organela que possui uma membrana (tonoplasto), preenchidos com um suco celular, solução aquosa contento vários sais, açúcares, pigmentos, armazenam metabólitos e quebram e reciclam macromoléculas. É uma organela que pode ocupar a maior parte do volume da célula. Os plastídios são envolvidos por uma dupla membrana e são classificados de acordo com o pigmento: os cloroplastos (clorofila), cromoplastos (carotenóides) e os leucoplastos (sem pigmento). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese.

Ao contrário das células animais, que utilizam o glicogênio como reserva energéticas, as células vegetais armazenam amido. E na comunicação entre as células, nos vegetais é feita através de conexões chamadas plasmodesmas, e nas células animais, as junções comunicantes são responsáveis por esse papel.

 

 

Conteúdos | Página Principal

 

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Av. Fernando Correia da Costa - Cidade Universitária - Cuiabá-MT - CEP 78.060-900